X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Passeio cheio de delícias na Capital do Agroturismo

O município de Venda Nova do Imigrante, nas montanhas capixabas, proporciona uma experiência repleta de cultura e sabores


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Passeio cheio de delícias na Capital do Agroturismo
Bernadete Lorenzoni Lorenção mostra a produção de socol no Sítio Lorenção, pioneiro na venda da iguaria |  Foto: Kamila Rangel

O passeio em Venda Nova do Imigrante, reconhecida por lei como a Capital Nacional do Agroturismo, é, literalmente, uma delícia. A cidade, localizada nas montanhas capixabas, a 110 quilômetros de Vitória, capital do Espírito Santo, tem forte influência da cultura italiana, o que ajuda a explicar o verdadeiro espetáculo de sabores.

Não é à toa que o evento mais famoso do município tem como tema uma comida típica do país europeu. A Festa da Polenta atrai visitantes de diversos lugares, que ficam ansiosos para ver o tradicional tombo da polenta, quando uma panela gigante despeja centenas de quilos da iguaria. Neste ano, a festa será do dia 11 ao dia 13 e do dia 17 ao dia 20 de outubro.

Leia mais sobre Caçadores de Destinos

Mas não é só a polenta que faz sucesso na cidade e para além dos limites territoriais do município. O socol, embutido feito com lombo suíno, teve origem na Itália, mas em Venda Nova a produção foi preservada. Hoje, é típico do local e possui, inclusive, certificado de Indicação Geográfica.

O Sítio Lorenção, em Tapera, é pioneiro na venda da iguaria. A dona Bernardete Lorenzoni Lorenção contou a história do empreendimento, que já atravessa três gerações. “O socol é temperado com alho, sal e pimenta-do-reino, o mesmo tempero que nossos 'nonnos' usavam há 150 anos, quando vieram da Itália”, disse.

No sítio, a Família Lorenção vende, por semana, 60 quilos de socol.

Quem também entende de pioneirismo são os Carnielli. A propriedade da família, em Providência, é a primeira fazenda de agroturismo do Brasil. Desde 1987, eles recebem turistas que querem levar para casa produtos feitos no local. Queijos e lácteos, cafés especiais e socol, entre outros, caem no gosto dos turistas.

Passear pelo agroturismo de Venda Nova é conhecer o dia a dia das famílias, que abrem as portas de casa para os visitantes. Tanto é que, quando se pergunta o horário de funcionamento de muitos empreendimentos, a resposta é com base na hora em que os proprietários acordam, porque basta chegar e chamar, para ser atendido.

É assim no negócio da Luzia Bermond, que produz os deliciosos biscoitos Luzia e Nair, em Bananeiras. “Atendemos de domingo a domingo”, destacou Luzia.

Negócios familiares

Imagem ilustrativa da imagem Passeio cheio de delícias na Capital do Agroturismo
Aquilino Andreão e Maria Dalva Garcia abrem o Sítio Jabuticabeiras para visitantes |  Foto: Kamila Rangel

Em Venda Nova do Imigrante, famílias abrem as portas para o turismo. No Sítio Jabuticabeiras, em Pindobas, o casal Aquilino Andreão e Maria Dalva Garcia proporciona aos visitantes uma experiência que vai além de somente adquirir os produtos Angar em um comércio qualquer. Os turistas interagem com os produtores, conhecem a história do empreendimento e degustam delícias como o pé-de-moleque de macadâmia. A visitação é diária, das 8h às 17h. Contato: (28) 99999-9233.

Cervejas e vinhos

Imagem ilustrativa da imagem Passeio cheio de delícias na Capital do Agroturismo
Ricardo Feitosa comanda a produção da Tarvos, cervejaria artesanal |  Foto: Kamila Rangel

Cervejeiros e apreciadores de vinho não passam vontade, em Venda Nova do Imigrante. Na cidade, há diversas cervejarias artesanais, como a Tarvos, no Centro, onde o mestre cervejeiro Ricardo Feitosa comanda a produção de diversos estilos da bebida. Para os amantes de vinho, a Vinícola Tonole, em Alto Providência, é um atrativo imperdível. Por lá, é possível degustar e comprar os vinhos produzidos. Entre os meses de dezembro e janeiro, também dá para colher uva na propriedade.

Mãos na massa

Imagem ilustrativa da imagem Passeio cheio de delícias na Capital do Agroturismo
Ana Venturim é proprietária do Hotel Venturim, que promove o agroturismo local |  Foto: Kamila Rangel

Quando se fala em agroturismo, é natural pensar em uma propriedade rural. O Hotel Venturim não tem essa configuração, mas se destaca na promoção do agroturismo local. A proprietária, Ana Venturim, põe as mãos na massa, literalmente, para proporcionar aos turistas experiências inesquecíveis. Ela ensina a fazer as massas caseiras e os biscoitos. Para participar das oficinas, que não serão restritas a hóspedes, é preciso agendar.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: