X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

VÍDEO | Explosão em caldeira de metalúrgica deixa ao menos 4 mortos em SP

Das 30 pessoas socorridas, sete estavam em estado grave e precisaram ser intubadas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem VÍDEO | Explosão em caldeira de metalúrgica deixa ao menos 4 mortos em SP
|  Foto: Reprodução

A caldeira de uma indústria metalúrgica explodiu na manhã desta sexta-feira (1º), em Cabreúva, interior de São Paulo, e atingiu dezenas de trabalhadores. Ao menos quatro pessoas morreram, segundo a prefeitura.

Uma das vítimas morreu no local, no momento da explosão, e as outras depois de socorridas.
De acordo com o boletim da administração municipal, divulgado por volta das 17h desta sexta, ao menos 30 vítimas deram entrada na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) e na Santa Casa do município.

Das pessoas socorridas, sete estavam em estado grave e precisaram ser intubadas e transferidas para hospitais da região e da cidade de São Paulo.

Mais cedo, a Defesa Civil estadual havia informado que eram 12 feridos graves.

O impacto da explosão, que causou estrondo e muita fumaça, destruiu a metalúrgica, que fica na rua David Marcassa Lopes, no bairro Pinhal, zona rural do município.


Segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado), a empresa Tex Tarugos para Extrusão Ltda teve a sua licença de operação negada por não atender às exigências do órgão durante o processo de licenciamento ambiental.

A empresa, afirmou a Cetesb, foi multada duas vezes, em 15 de agosto deste ano, por funcionamento irregular e ampliação. Uma terceira multa provocaria a interdição, segundo apurou a reportagem.

A reportagem ligou três vezes para o telefone da empresa disponibilizado na internet, mas a ligação não completou.

Questionada sobre o alvará de funcionamento, a prefeitura não respondeu até a publicação deste texto.

Em suas redes sociais, a prefeitura informou que 14 pacientes estáveis foram transferidos para a Santa Casa e outros estavam em atendimento na UPA do Jacaré (distrito próximo).
O Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí, cidade vizinha a Cabreúva, confirmou a internação de dois homens e duas mulheres. Dos quatro pacientes, três estão em estado grave, sem previsão de alta.

A Secretaria de Estado da Saúde afirmou que acionou a rede de saúde regional para suporte às vítimas.

Duas delas foram levadas para o Hospital de Clinicas da Unicamp e uma para o Hospital Estadual de Sumaré, de acordo com a Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.

Campinas disponibilizou três leitos do seu Centro de Tratamento de Queimados, além de toda a rede de urgência e emergência, para a Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) para o eventual encaminhamento de outras vítimas do acidente para a cidade.

Foram enviados ao local ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de São Paulo, Itupeva, Campinas, Jundiaí, Hortolândia, Pirapora do Bom Jesus e da concessionária AB Colinas, que administra a rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, principal ligação para a cidade.

Dois helicópteros da Polícia Militar ajudaram no socorro às vítimas. Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde que estavam de folga foram chamados para auxiliar no atendimento aos feridos, disse a prefeitura.

As causas do acidente ainda estão sendo investigadas. Em vídeo nas redes sociais oficiais de Cabreúva, ao lado do prefeito Antonio Carlos Mangini (PSDB), o secretário municipal da Saúde, Maurício Pavan, afirmou que o laudo dos bombeiros sobre o acidente ainda é aguardado.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), usou a rede social X (antigo Twitter) para falar da explosão.

A Prefeitura de Cabreúva decretou luto oficial de três dias. Neste sábado (2), será disponibilizado plantão para atendimento psicológico a vítimas e familiares na UPA do Jacaré, das 9h às 11h.

Todos os eventos públicos programados para o fim de semana foram cancelados no município.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: