X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Temporal que causa estragos no RS deve avançar para Santa Catarina

Além da condição de chuva intensa e volumosa, também são esperados temporais com descargas elétricas


Ouvir

Escute essa reportagem

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul ao longo dos últimos dias também devem afetar Santa Catarina a partir da madrugada desta quinta-feira, 2, segundo previsão da empresa de meteorologia Climatempo. Até o momento, dez pessoas morreram no Estado gaúcho. Outras 21 pessoas estão desaparecidas, em situação que mobiliza as forças de segurança e prefeituras.

Diante dos estragos, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), disse, por meio das redes sociais, que entrou em contato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar de apoio do governo federal.

A Força Aérea Brasileira (FAB) e o governo de São Paulo enviaram equipes para auxiliar nas buscas e no atendimento aos afetados.

Conforme a Climatempo, o avanço de uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul vai provocar chuva intensa e volumosa sobre Santa Catarina.

A previsão é que a quinta-feira comece com muitas nuvens, com possibilidade de pancadas a qualquer momento em áreas do centro-sul e no oeste do Estado.

Nas cidades de São Miguel do Oeste e Chapecó, por exemplo, a situação é de perigo em função da chuva extrema que pode ocasionar transtornos aos moradores.

Já no litoral e em Florianópolis as instabilidades devem avançar a partir da tarde, com volumes menos expressivos.

Ainda de acordo com a Climatempo, na sexta-feira, 3, as instabilidades devem persistir sobre Santa Catarina, mantendo a condição de chuva volumosa em cidades como Criciúma, Lages, Caçador, Xanxerê e Concórdia.

A Defesa Civil emitiu alerta de atenção para essas regiões a partir das 4 horas da madrugada desta quinta.

Além da condição de chuva intensa e volumosa, também são esperados temporais com descargas elétricas, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo ao longo dos próximos dias. O litoral também deve ter fortes pancadas.

Os acumulados entre quinta e sexta, de acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, devem variar entre 150 e 200 mm no Extremo Oeste, Oeste e em áreas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul que fazem divisa com o RS, podendo pontualmente superar estes valores.

Em outras áreas, como o Alto Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis, os volumes devem ficar em torno dos 100 mm. A recomendação, diante disso, é evitar atividades ao ar livre, uma vez que há riscos de alagamentos, enxurradas, deslizamentos e queda de galhos e árvores.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: