X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Silvio Santos não terá velório, saiba o motivo

O corpo do apresentador vai sair do hospital direto para uma cerimônia judaica restrita à família


Imagem ilustrativa da imagem Silvio Santos não terá velório, saiba o motivo
Corpo de apresentador não será velado |  Foto: Reprodução/Youtube

Morto neste sábado (17) aos 93 anos, Silvio Santos não será velado. O corpo do apresentador vai sair do hospital direto para uma cerimônia judaica restrita à família.

Silvio será sepultado em seu cemitério particular, cujo endereço não será divulgado ao público. Nem admiradores, nem amigos poderão se despedir do apresentador.

A família Abravanel divulgou há pouco no SBT um comunicado em que explica a decisão. "Ele pediu para que, assim que ele partisse, o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu", diz o comunicado.

COMO SERÁ A DESPEDIDA

A cerimônia, restrita à família, será feita no domingo (18) no Cemitério Israelita do Butantã, na Zona Oeste de São Paulo. Isso porque o apresentador morreu em um sábado, dia da semana que é sagrado para os judeus.

O presidente da Confederação Israelita do Brasil, Claudio Lottenberg, explica como são feitos tradicionalmente os sepultamentos na fé judaica.

"Não é costume cremar ou mandar flores. Os judeus são enterrados da forma como vieram ao mundo", explica Lottenberg. "Nenhum judeu é enterrado com roupa. O judeu é enterrado com lençol, sem qualquer roupa, pois isso simboliza que todos são iguais perante Deus."

"No Brasil, se enterra no caixão, mas isso é mais uma questão de orientação da vigilância sanitária. Em Israel, se enterra sem caixão", acrescenta Lottenberg.

"O corpo é lavado e, dentro do possível, sepultado dentro de 24 horas em um jazigo simples, com lápide simples, constando o nome e os símbolos religiosos. Tradicionalmente usa-se uma mortalha simples, branca, com um caixão sem enfeites ou verniz de madeira comum. O serviço fúnebre consiste na recitação da oração Kaddish em aramaico pelos parentes mais próximos e líderes religiosos", descreve.

"Como ele morreu durante o período do shabbat [sábado], então se espera um dia para enterrar. O caixão permanece fechado. Não pode ser aberto ao público", acrescenta.

CASADO COM EVANGÉLICA, SILVIO FREQUENTAVA SINAGOGA

Em entrevista de 2013 à Folha de S.Paulo, o apresentador falou sobre sua fé. "Judeu não deve alugar a televisão para os outros. Você não sabe que os judeus perderam tudo quando deixaram outras religiões entrarem em Israel? O judeu não pode deixar que na casa dele tenha outra religião. É por isso que não deixo nenhuma religião entrar no SBT, que é uma casa judaica", disse.

Embora frequentasse cultos evangélicos para acompanhar a mulher, Íris, e algumas das filhas, Silvio frequentava a sinagoga regularmente.

ENTIDADES PUBLICAM NOTA DE PESAR

Em comunicado, a Câmara de Comércio Brasil-Israel lamentou a morte do apresentador.

"A Câmara de Comércio Brasil-Israel expressa sua profunda admiração por Silvio Santos, um empreendedor visionário que transformou o cenário empresarial do Brasil. Orgulhoso de suas origens judaicas, ele construiu um império com base em trabalho, inovação e compromisso com o público. Silvio Santos não apenas revolucionou a televisão, mas também serviu como um exemplo de sucesso e inspiração para a comunidade judaica no Brasil. Sua trajetória mostra o poder da perseverança e da criatividade, valores que a Câmara Brasil Israel reconhece e celebra", diz a nota.

A Confederação Israelita do Brasil também publicou comunicado.

A entidade disse que "manifesta seu respeito e reconhecimento a Silvio Santos, cuja trajetória ilustra o que há de mais admirável no empreendedorismo brasileiro. É com profundo pesar que recebemos a notícia de sua partida. Como membro da comunidade judaica, Silvio sempre fez questão de manter suas raízes e valores, tornando-se um símbolo de orgulho para judeus em todo o Brasil. Sua contribuição vai além da televisão; seu impacto é sentido no campo empresarial, cultural e social. A Conib expressa sua gratidão por sua influência e liderança, que permanecem como um legado valioso para as futuras gerações", diz a nota.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: