Segundo avião com brasileiros repatriados de Israel chega ao Brasil
Aeronave da Força Aérea Brasileira trouxe 214 repatriados que estavam em Israel
Escute essa reportagem
Mais um grupo de repatriados brasileiros procedentes de Israel desembarcou na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira (12). O avião KC-30 (Airbus A330 200), pousou por volta das 2h40, com 214 pessoas. Este é o segundo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) trazendo brasileiros que estavam retidos em consequência do conflito entre Israel e o Hamas.
O primeiro avião de resgate trazendo brasileiros pousou na Base Aérea de Brasília na madrugada de quarta-feira (11). O KC-30, que decolou de Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília) de terça-feira (10), trouxe 211 passageiros. Desse total, 107 pessoas desembarcaram em Brasília e 104 seguiram para o Rio de Janeiro em dois aviões da FAB.
O governo federal mobilizou a repatriação dos brasileiros devido ao confronto iniciado no último fim de semana entre Israel e o grupo Hamas, no Oriente Médio.
Estão previstos mais quatro voos até domingo (15) na chamada Operação Voltando em Paz, coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores. Neste primeiro momento, a estimativa é retirar 900 brasileiros que estão em Israel e na Palestina.
#OperaçãoVoltandoEmPaz
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) October 12, 2023
O segundo KC-30 da FAB (FAB 2902) pousou hoje (12/10), às 02h41, no Rio de Janeiro (Base Aérea do Galeão). Após o voo com duração de 14 horas, direto de Tel Aviv (#Israel), mais 214 brasileiros foram repatriados. @DefesaGovBr @ItamaratyGovBr#FAB… pic.twitter.com/q33fz8PJCF
Mais aviões
As próximas aeronaves com repatriados pousarão no Recife, em São Paulo e as duas últimas no Rio de Janeiro. Para o deslocamento até o destino final de cada um as passagens serão custeadas pela empresa aérea Azul. A parceria é uma articulação da Presidência da República com a companhia.
O Itamaraty já colheu os dados de pelo menos 2,7 mil brasileiros interessados em deixar o Oriente Médio e voltar ao Brasil.
A maioria é de turistas que visitavam Tel Aviv e Jerusalém quando, no último sábado (07), o Hamas, que governa a Faixa de Gaza, deflagrou um ataque contra o território israelense. Seguiu-se, então, forte reação militar de Israel, que passou a bombardear a Faixa de Gaza.
Comentários