X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

São Paulo ganha novo feriado estadual; veja quando

Lei foi sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas e publicada no Diário Oficial


Imagem ilustrativa da imagem São Paulo ganha novo feriado estadual; veja quando
O Dia da Consciência Negra já era celebrado na capital paulista desde 2007 |  Foto: Reprodução/Canva

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, agora é um feriado estadual em São Paulo. A lei que inclui a data no calendário oficial do Estado foi sancionada na terça-feira, 13, pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e publicada no Diário Oficial desta quarta.

A data é celebrada em 20 de novembro como homenagem ao dia em que Zumbi dos Palmares foi morto, em 1695. Um dos últimos e maiores líderes do Quilombo dos Palmares, na então capitania de Pernambuco (hoje Alagoas), ele ficou conhecido por representar a resistência e a luta contra a opressão da escravidão durante o período do Brasil-Colônia.

O projeto de lei 17.746/23, que cria o Dia Estadual da Consciência Negra, em São Paulo, é de autoria do deputado Teonilio Barba (PT).

Em nota, o governo estadual afirma que o objetivo de celebrar a data é "potencializar a importância do debate sobre o povo e a cultura africana no Brasil, seja por meio da música, da política, da religião ou da gastronomia, entre várias outras áreas".

O Dia da Consciência Negra já era celebrado na capital paulista desde 2007, graças à lei municipal 14.485, daquele ano. Em outras cidades do Estado, entretanto, o feriado era opcional.

Desde 2003, a lei federal 10.639 tornou obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas, incluindo assim o Dia da Consciência Negra no calendário escolar. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff (PT) oficializou o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, mas não transformou a data em feriado nacional.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: