X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Receita abre consulta ao lote residual do Imposto de Renda nesta sexta

O lote é pago a contribuintes que saíram da malha fina do Imposto de Renda ou entregaram declaração de 2022 em atraso


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Receita abre consulta ao lote residual do Imposto de Renda nesta sexta
Receita Federal: consulta ao lote residual do Imposto de Renda FOTO: Agência Brasil |  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita Federal abre, às 10h desta sexta-feira (24), a consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda referente ao mês de março de 2023. O lote é pago a contribuintes que saíram da malha fina do IR ou entregaram declaração de 2022 em atraso.

O crédito bancário será feito para 94.864 contribuintes, sendo 3.490 idosos acima de 80 anos, 20.181 contribuintes entre 60 e 79 anos, 3.261 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 6.161 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Leia mais

Veja dicas para declarar o Imposto de Renda pela primeira vez

Confira os cuidados ao declarar dependente no Imposto de Renda 2023

Foram contemplados ainda 61.771 contribuintes não prioritários. O total liberado é de R$ 300 milhões, dos quais R$ 196,6 milhões são para pagar as preferências. O dinheiro será depositado no dia 31.

Para saber se vai receber, o contribuinte deve acessar o site da Receita (www.gov.br/receitafederal), clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". Em "Etapas para a realização deste serviço", é preciso clicar novamente em "Consultar restituição", ao lado do desenho de um computador.

Será preciso informar número do CPF, data de nascimento e o ano ao qual a declaração se refere. Aparecerá, então, as informações sobre o crédito bancário. A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e celulares no qual é possível fazer a consulta sobre a liberação da restituição.

O pagamento é realizado na conta informada pelo contribuinte ao entregar a declaração ou por meio da chave Pix indicada no IR. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito pelo Portal BB, no site https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-7290001 (demais localidades) e 0800-7290088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá fazer o pedido do crédito pelo portal e-CAC, que é Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal. Acesse o menu Declarações e Demonstrativos, depois vá em Meu Imposto de Renda e, por fim, clique em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".

Imposto de Renda 2023 só começa a pagar restituição em março A restituição do Imposto de Renda 2023 só começará a ser paga em 31 de maio, prazo final para entregar a declaração do IR neste ano. São cinco lotes de pagamentos, de maio a setembro.

Em 2022, a fila de prioridades, que inclui aposentados, pessoas com deficiência, doentes graves e profissionais cuja maior fonte de renda é o magistério, também terá os contribuintes que entregarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição por Pix.

QUEM TEM DIREITO À RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA? 

A restituição do Imposto de Renda é a devolução do valor de imposto pago a mais pelo contribuinte durante o ano-calendário que, neste caso, é o ano de 2022. Os cálculos para saber se há imposto a restituição, se o saldo é zerado, ou se é necessário pagar IR são feitos pelo próprio programa de preenchimento e envio da declaração.

Os valores são pagos por lotes. A data de recebimento vai depender se o contribuinte é prioritário ou não e de quando entregou a declaração. A correção dos valores é feita com base na taxa básica de juros da economia, a Selic.

Leia mais

Declaração do Imposto de Renda: Como evitar erros e aumentar a restituição

Quase 500 mil declarações do Imposto de Renda são entregues em 2 horas

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: