Professor perde R$ 28,6 mil após ser vítima de golpe e ter conta invadida
Golpistas saquearam o saldo da poupança e cheque especial do professor
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Na última quinta-feira (14), um professor de educação física foi vítima de um golpe na cidade de Santos, litoral de São Paulo.
O homem teve a conta bancária invadida por hackers através do celular. O prejuízo soma os R$28,6 mil.
A vítima do golpe, Fernando Sanchez Prado, possui conta na Caixa Econômica, e relata que não tinha acesso ao aplicativo do banco no dispositivo móvel.
De acordo com Fernando, ele estava indo ao trabalho no momento em que recebeu uma ligação sobre um PIX agendado. Ele teria respondido “não”, e desligou o telefone.
Logo em seguida, o professor recebeu outra ligação com a mesma mensagem.
A vítima estranhou a situação e, mesmo não fornecendo nenhum dado pessoal, decidiu acessar o aplicativo do banco.
Após acessar a conta bancária percebeu o prejuízo: R$28,6 mil. Haviam transferido o saldo da poupança e o cheque especial para uma conta fantasma.
“Eu fui lesado e parece que eu que sou o bandido, que estou entrando com uma ação para pegar o dinheiro que era meu. Isso não existe”, desabafou Fernando.
De acordo com o professor de educação física, o caso ocorreu quando ele estava a caminho da academia onde trabalha. “Ligaram dizendo ser da Caixa, falando que tinha PIX provisionados [agendados] para tal pessoa. Eu falei que não e desliguei”, relembrou.
“Eu não tinha acesso ao app. Quando a ligação desligou, eu tive acesso e vi que já tinham tirado tudo da minha conta corrente e da poupança. Aí eu fiquei com uma mão na frente e a outra atrás”, afirmou. Ele suspeita que os golpistas se passaram por funcionários do banco e conseguiram obter os dados dele por meio do celular.
Quando notou o prejuízo, o professor tinha acabado de chegar na academia para dar aula. Ele cumpriu o compromisso antes de tomar as providências legais. “A sala estava cheia de alunos. Comecei a dar uma aula sabendo que eu não tinha mais nada no banco", disse.
Em seguida, Fernando registrou um boletim de ocorrência em uma delegacia eletrônica e, no dia seguinte, foi até uma agência da Caixa. O morador de Santos diz que todo o dinheiro da poupança sumiu por meio de uma única transferência e que o valor da conta corrente, inclusive do cheque especial, foi transferido por Pix para uma conta fantasma. “Na mesma hora que o dinheiro entrou, já saiu”.
Ele contestou a transação no banco e recebeu retorno por um SMS solicitando que fosse presencialmente a uma agência. “Fui no dia seguinte e a agente me informou que a Caixa negou porque foi um problema do meu celular. Como é que é problema do meu celular? Eu sou um cara todo certinho, não clico em nada, em nenhum link estranho”, ressaltou.
Fernando é cliente do banco há muitos anos, mas tentou encerrar a conta após o episódio. “Eu não posso nem fechar a conta, porque os caras além de tirarem o que eu tinha de saldo na conta, tiraram do meu limite de cheque especial. Ou seja, para eu fechar a conta, eu ainda tenho que depositar”.
O professor contou ao g1 que está em contato com advogados, pois pretende entrar na Justiça para recuperar o valor. “Quando você vai fazer uma compra via Pix ou cartão, se o valor é alto, não deixam fazer, tem que ligar para o banco para pedir autorização. Aí vem um estelionatário bandido, faz o ‘arrastão’ e ninguém fala nada”, desabafou.
Ele disse, ainda, que sempre teve o mesmo perfil na conta bancária e que utilizava o dinheiro em pequenas quantias. “De repente, zerou a poupança, a minha conta, inclusive cheque especial, e eles acham normal?”, questionou o professor, que é aposentado pela prefeitura, mas dá aulas em academias particulares.
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O que diz a Caixa sobre o golpe
Em nota, a Caixa disse que, para não comprometer investigações em andamento, “informações relacionadas aos casos de fraudes e golpes e às ações realizadas pela área de segurança do banco para investigar e coibir ações criminosas possuem caráter sigiloso, sendo repassadas exclusivamente às autoridades policiais e de controle”.
A Caixa Econômica Federal, relata que o problema foi no celular da vítima e não se compromete com o valor saqueado.
Fernando gerou o boletim de ocorrência, e diz que ainda não conseguiu fechar a conta com o banco por estar devendo o cheque especial.
Conforme o site da Caixa, se você for vítima desses golpes, entre em contato imediatamente com a sua agência;
“Nestes casos, entre em contato com sua agência ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no 0800 726 0101, informando o maior número possível de dados, para que as devidas providências sejam tomadas.”
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