X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Lula usa gravata em homenagem ao cachorro 'Joca' e cobra providências

Primeira-dama, Janja da Silva, também se posicionou sobre a morte do golden retriever e disse que a Gol agiu com "irresponsabilidade"


Imagem ilustrativa da imagem Lula usa gravata em homenagem ao cachorro 'Joca' e cobra providências
Lula afirmou que o uso da gravata, que é ilustrada com um desenho de cachorro, era uma forma de protesto ao que ocorreu com o golden retriever |  Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou uma gravata especial para homenagear o cachorro "Joca", um golden retriever de cinco anos que morreu durante um transporte aéreo realizado pela Gollog, empresa da companhia aérea Gol, na segunda-feira, 22. O petista também cobrou providências da companhia aérea e uma fiscalização mais ostensiva por parte da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac).

Durante uma cerimônia de assinatura de projetos voltados ao Ministério da Cultura, Lula afirmou que o uso da gravata, que é ilustrada com um desenho de cachorro, era uma forma de protesto ao que ocorreu com o golden retriever.

"A minha gravata tem no desenho um cachorrinho. Eu coloquei ela hoje de manhã em protesto ao que aconteceu com o cachorro de um cidadão, que mandou o seu cachorro para Sinop, no Mato Grosso. Esse cachorro, ao invés de ser embarcado para Sinop, ele foi embarcado para o Ceará. Quando chegou no Ceará, descobriram que não era para lá, mandaram de volta e o cachorro morreu, porque ficou oito horas sem tomar água, preso dentro do avião", afirmou o petista.

"Eu acho que a Gol tem que prestar contas, acho que a Anac tem que fiscalizar isso e acho que a gente permitir que isso continue acontecendo no Brasil. Então, essa gravata é uma homenagem e a nossa solidadariedade", completou o petista.

A primeira-dama, Janja da Silva, também se posicionou sobre a morte do golden retriever e disse que a Gol agiu com "irresponsabilidade". Segundo ela, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, acionou a Anac, que instaurou um processo administrativo contra a companhia aérea. Segundo o ministro, a empresa terá três dias para explicar os motivos que levaram à morte de Joca durante o transporte.

"Ontem todo mundo ficou sabendo do caso do Joca que, infelizmente, por irresponsabilidade da companhia aérea Gol, o cachorro veio a morrer no transporte. Ele foi tratado como carga, e não como ser vivo", afirmou Janja em um vídeo publicado no X, nesta quarta-feira, 24.

Entenda o caso da morte do cachorro durante transporte da Gol

Nesta segunda, o tutor de Joca, João Fantazzini, deixou o cachorro no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. O destino do golden retriever era para Sinop, no Mato Grosso, mas ele acabou sendo transportado para Fortaleza, no Ceará.

"Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos para reencontrar o Joca. A Gol lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com a dor do seu tutor", disse a companhia aérea.

Pelas redes sociais, Fantazinni responsabilizou a Gol pela fatalidade. "Você é o amor da minha vida, desculpe por qualquer coisa. Eles precisam pagar. Mataram meu filho (...) Você me ensinou o que é um amor verdadeiro, o que é empatia e o verdadeiro significado de parceira e amor! Minha saudade vai ser diária!", afirmou o tutor do golden retriever.

Após o incidente, a Gol suspendeu o serviço de transporte de cães e gatos por 30 dias. A companhia aérea informou que está fazendo uma sindicância interna para apurar a morte do cachorro. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), os tutores de Joca prestaram depoimento na tarde desta terça-feira, 23.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: