X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Lula sanciona 'Dia Nacional do Funk': 'É mais que um gênero musical'

Data será comemorada no dia 12 de julho


Imagem ilustrativa da imagem Lula sanciona 'Dia Nacional do Funk': 'É mais que um gênero musical'
Lula sancionou "Dia Nacional do Funk" |  Foto: Rovena Rosa/Agencia Brasil

O dia 12 de julho, agora, é também o Dia Nacional do Funk. O projeto de lei, aprovado pela Comissão de Educação e Cultura do Senado no último dia 2, foi sancionado pelo presidente Lula na última terça (30).

"O funk é muito mais do que um gênero musical, é uma plataforma de transformação social que dá visibilidade às realidades e talentos dessas comunidades", lia-se na postagem de Lula nas redes sociais.

De autoria do Ministro Relações Institucionais Alexandre Padilha quando ele ainda era deputado federal, após audiência pública com representantes do seguimento, o PL 2229/2021 homenageia o Baile da Pesada, precursor para a popularização do funk no Rio de Janeiro. O evento foi idealizado pelos DJs Ademir Lemos e Big Boy, e estreou no dia 12 de julho de 1970, no Canecão, no Rio de Janeiro.

"Reconhecimento mais que merecido para uma cultura que nasceu nas periferias e conquistou o Brasil e o mundo. O funk é voz, é identidade, é resistência", escreveu Padilha em suas redes sociais na última terça, 30.

Mudança de cenário

O funk foi reconhecido como patrimônio cultural pelo governo do Rio de Janeiro, em 2009, assim como os bailes funk da década de 1980, em 2023. As decisões em âmbito estadual e federal são consideradas um avanço no reconhecimento do funk como manifestação cultural, visto que o gênero já foi tema de debates com intuito de criminalização ainda em 2017, no Senado.

Em 12 de julho deste ano, artistas do meio já celebravam a data. Tati Quebra Barraco escreveu: "O funk me tirou da cozinha de uma creche onde eu cozinhava e me levou para o mundo, mudando minha realidade".

Já Fernanda Abreu, que milita em prol do funk desde os anos 1990 e usou beats do gênero no álbum Da Lata, de 1995, escreveu: "Esse gênero musical brasileiro tão representativo da nossa cultura preta pobre e favelada, hoje já atravessou todas as fronteiras".

A música popular costuma ser celebrada por eventos oficiais. O dia 2 de dezembro, por exemplo, é o Dia Nacional do Samba, após projeto de lei criado em 2007. Já em 13 de julho é comemorado o Dia Nacional da Música e Viola Caipira, após PL sancionado em 2022 - a data também é conhecida popularmente como o "dia mundial do rock".

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: