X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Entenda origem do nome artístico de Silvio Santos, que nasceu Senor Abravanel

Apresentador começou a carreira como camelô no Rio de Janeiro, aos 14 anos,


Imagem ilustrativa da imagem Entenda origem do nome artístico de Silvio Santos, que nasceu Senor Abravanel
Silvio Santos morreu aos 93 anos |  Foto: Divulgação / SBT

Silvio Santos, morto aos 93 anos neste sábado (17), foi batizado como Senor Abravanel, mas escolheu adotar o apelido de infância, Silvio, como nome artístico. O apresentador e dono do SBT, que morreu de broncopneumonia, estava internado na UTI do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Em um de seus programas, ele explicou a origem de seu nome e por que optou por não usá-lo. Nascido numa família de imigrantes judeus da região da Grécia, Silvio afirmou que era descendente de Dom Isaac Abravanel, o responsável pelas finanças de Portugal e da Espanha no século 15.

"O homem que me deu origem consertou as finanças de Portugal, depois foi chamado pelos reis católicos, Isabel e Fernando, para a Espanha. Era o Dom Isaac Abravanel. Depois, quando chegou a inquisição, os reis católicos disseram: 'você fica e o povo judeu vai'. E ele falou: 'não, o povo judeu vai e eu vou junto'", narrou o apresentador.

"E foi para Salônica, na Grécia. De lá, então, meu pai, meu avô, tiveram o título Senor Dom Abravanel. No Brasil não existe Dom. O título que meus antepassados ganharam no ano de 1490 e tantos. O dom Isaac Abravanel foi um dos que deu dinheiro para que Colombo viesse descobrir a América. Disseram para o meu pai: 'Dom é frescura'. E ele colocou Senor. Senor quer dizer Dom Abravanel", seguiu.

Foi a mãe do apresentador que deu o apelido de Silvio –e a alcunha ficou. Já Santos era "porque todos os santos ajudam", dizia ele, para explicar o sobrenome artístico.

Silvio começou a carreira como camelô no Rio de Janeiro, aos 14 anos, e antes de completar a maioridade já havia vencido um concurso na Rádio Guanabara para preencher uma vaga de locutor na emissora.

O maior ponto de virada de sua carreira aconteceu na década de 1950. Na época, ele se mudou para São Paulo e conheceu Manuel de Nóbrega, que o convidou para vender pequenas arcas com presentes, que seriam pagas em 12 prestações e entregues no final do ano. Era o embrião do Baú da Felicidade.

Nóbrega vendeu sua parte da sociedade ao amigo pouco tempo depois. Foi com o dinheiro do Baú que Silvio comprou um horário na TV Paulista. Em 1966, a emissora passou às mãos da Globo, mas o apresentador permaneceu na nova rede.

No final da década de 1960, Silvio tinha uma das maiores audiências da televisão brasileira. Em 1975, ele ganhou a concorrência para a concessão do canal 11 do Rio de Janeiro. Instalou a TVS, que se transformou no SBT nos anos 1980, com a compra de mais canais.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: