X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Chuva deixa 11 mortos e 220 fora de casa em Minas Gerais

Cinco pessoas da mesma família morreram após deslizamento. Previsão é de mais temporais em todo o estado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Chuva deixa 11 mortos e 220 fora de casa em Minas Gerais
Chuvas provocaram desabamento de casas na cidade de Ipatinga |  Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros MG

Após as fortes chuvas registradas na madrugada de domingo (12) nas cidades de Ipatinga e Santana do Paraíso, em Minas Gerais, foram registradas 11 mortes e 220 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas, segundo o governador Romeu Zema.

Ele afirmou que a Defesa Civil estadual está atuando no apoio e recuperação das cidades e que os corpos de todas as vítimas já foram encontrados. Ele fez um apelo para que as pessoas que moram próximas às áreas de risco fiquem atentas aos avisos.

Zema fez visitas aos locais mais afetados da cidade e recebeu a solicitação de abrir uma linha de crédito para auxiliar as empresas que foram afetadas, assim como as famílias que tiveram problemas.

Dez das 11 pessoas que perderam a vida são de Ipatinga, entre as quais estão duas crianças e dois idosos, após desabamento de casas. Entre os 10 mortos, cinco eram de uma mesma família, cuja casa foi atingida por um deslizamento no bairro Bethânia.

De acordo com a Prefeitura de Ipatinga, somente neste bairro choveu 204 milímetros durante oito horas ininterruptas, o equivalente a 50% do esperado para todo o mês de janeiro.

Em Santana do Paraíso, uma pessoa morreu no hospital depois de ser resgatada do desabamento de uma casa.

Pelo menos 578 cidades mineiras estão sob alerta de “perigo” e “perigo potencial” até a manhã de terça-feira (14). Belo Horizonte está entre elas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 310 dos municípios podem registrar até 100 milímetros de precipitação e ventos de até 100km/h e outros 268 podem registrar até 50 mm e ventos de até 60km/h.

O alerta laranja, de perigo, é quando há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Já o alerta amarelo, de perigo potencial, indica baixo risco. Ambos são válidos até as 10h desta terça-feira.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: