Centrais sindicais e movimentos sociais preparam protesto contra tarifaço de Trump
Manifestações estão marcadas para acontecer nesta sexta, data em que deveriam entrar em vigor as tarifas
Escute essa reportagem
Centrais sindicais, UNE (União Nacional dos Estudantes), Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e movimentos sociais como o Povo Sem Medo e Frente Brasil Popular preparam protestos para esta sexta-feira (1º), data em que deveriam entrar em vigor as tarifas impostas para o Brasil pelo presidente norte-americano Donald Trump. O anúncio foi antecipado para esta quarta (30) e as novas alíquotas começam a valer em sete dias.
As manifestações estão programadas para ocorrer em ao menos nove capitais. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, os protestos estão previstos para ocorrer em frente ao consulado dos Estados Unidos. Em Brasília (DF), em frente à embaixada norte-americana. Os horários variam: em SP, a previsão é que comece às 10h; no Rio, às 18h; em Brasília, às 9h.
Sergio Nobre, presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), afirma que as centrais e os demais setores sociais que preparam o protesto vão defender não somente os empregos, mas a soberania, por entenderem que as tarifas de Donald Trump não estão apenas ligadas a questões econômicas, mas sim, políticas, querendo interferir nas decisões nacionais e no Judiciário.
Para ele, o Brasil não deve se "curvar", e fazer acordo nos moldes da União Europeia, que diminuiu a taxação para 15% em reunião com Trump no último domingo (28). Ele acredita que ações deste tipo validam os posicionamentos do presidente norte-americano, que afetam todo o comércio mundial. "Há regras no comércio e elas precisam ser respeitadas."
"O recado das ruas é que não vamos aceitar chantagem nem submissão. O tarifaço de Trump, apoiado por Bolsonaro, é uma afronta à nossa soberania", afirma Bianca Borges, presidente da UNE.
VEJA LOCAL E HORA DOS ATOS CONFIRMADOS EM PROTESTO A TRUMP
- Brasília (DF): 9h, em frente à Embaixada dos EUA
- São Paulo (SP): 10h - Consulado dos EUA em São Paulo
- RJ - Rio de Janeiro - 18h - Consulado dos EUA
- MG - Belo Horizonte - 17h - Praça Sete
- BA - Salvador - 15h no Campo Grande
- PE - Recife - 15:30 - praça do Derby
- RS - Porto Alegre - 18h na Esquina Democrática
- AM - Manaus - 16h - praça da Polícia/Palacete Provincial
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários