Prefeito de Cachoeiro comemora isenção de nova tarifa para setor de rochas
Maior polo de rochas ornamentais do Brasil, Cachoeiro abriga mais de 600 empresas do setor, responsáveis por mais de 6,5 mil empregos diretos
Escute essa reportagem

O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço, comemorou nesta quarta-feira (29) a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de deixar o setor de rochas ornamentais fora da nova tarifa de importação de 50% imposta ao Brasil. A medida, que afeta uma ampla gama de produtos brasileiros, excluiu rochas, celulose, carvão, aço e outros itens estratégicos.
Maior polo de rochas ornamentais do Brasil, Cachoeiro abriga mais de 600 empresas do setor, responsáveis por mais de 6,5 mil empregos diretos e milhares de postos de trabalho indiretos.
Em meio às tratativas, Ferraço chegou a enviar uma carta diretamente à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e à Casa Branca, apelando pessoalmente ao presidente Donald Trump para que o setor fosse poupado.
“Recebemos essa notícia com muito alívio e gratidão. Essa taxação teria efeitos devastadores para nossa economia, que é sustentada por esse setor que gera milhares de empregos. A retirada das rochas ornamentais da lista do tarifaço é uma vitória para Cachoeiro, para o Espírito Santo e para o Brasil”, afirmou o prefeito.
Ferraço destacou o papel do diálogo institucional e o esforço conjunto entre empresários, associações do setor, Governo do ES e o poder público local.
“Quando soubemos da proposta de sobretaxa, agimos com rapidez. Fizemos um apelo direto ao presidente dos EUA e mostramos que esse setor representa desenvolvimento e trabalho para nosso povo. Hoje, celebramos o bom senso e a preservação de um elo fundamental da economia capixaba”, declarou.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários