X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Brasil é convidado de honra no Festival de Cannes por obras do cinema nacional


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Brasil é convidado de honra no Festival de Cannes por obras do cinema nacional
O governo brasileiro FOI representado pela ministra Margareth Menezes |  Foto: Soraya Ursine

O Festival de cannes 2025, começou dia 13 e vai até dia 23 de maio, quando saberemos quais foram os filmes ganhadores da premiação. Porém. nestes três dias, o que mais teve importância para o Brasil não foi a última Missão impossível de Tom Cruise, e sim o investimento feito pelo governo federal no Marché du Film, o maior mercado de comercialização de filmes do mundo.

O que está acontecendo de grande importância para o Brasil, neste ano em que se celebram o fortalecimento das relações diplomáticas entre França e Brasil. A comitiva brasileira foi convidada de honra no evento.

O governo brasileiro, representado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, e pela secretária de áudiovisual Joelma, levou uma enorme comitiva da indústria de cinema no Brasil, e apostou neste business que gera muitos negócios.

A ministra e os agentes de desenvolvimento no exterior (Ápex) têm participado de várias conferências, expondo as vantagens de se produzir cinema no Brasil.

Uma frente foi criada para desenvolver escolas e salas públicas de cinema e está responsável por fixar acordos diplomáticos com países que já desenvolveram esta indústria, e que possuam a vontade de fazer do Brasil a maior indústria de áudiovisual da América Latina.

A comitiva levou também empresas do setor privado para expor em conferências o que já produzimos no cinema nacional, deixando o convite para que cineastas de todo o mundo venham produzir seus filmes no país.

Os governos do Ceará, criaram lá, através do Instituto francês de cinema, uma escola para desenvolvimentos de roteiros e filmes. À frente do projeto, o cineasta Karin Ainouz, coordenou um grupo de jovens diretores que produziram 4 filmes, que foram mostrados no Festival de Cannes.

Também presentes, o Estado de Minas levou uma comitiva do cinema mineiro, e o cinema de Pernambuco, muito bem representado por Kleber Mendonça filho, que concorre à palma de ouro com seu filme “ o agente secreto” uma co produção França Brasil, inteiramente rodado no Recife . Eles irão passar pelo Red Carpet dia 18 no palais des festival.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: