Ao Vivo: acompanhe a missa de abertura do conclave e procissão dos cardeais até Capela Sistina
Escute essa reportagem
O conclave que escolherá o sucessor do papa Francisco começou nesta quarta, 7, às 5 horas da manhã (horário de Brasília), com a missa Pro eligendo Pontifice na Basílica de São Pedro, que deve ter cerca de 90 minutos de duração.
No livro da cerimônia, as leituras escolhidas destacam o aspecto de unidade e a missão ‘sobrenatural’ da Igreja. Ao final do Evangelho, há um trecho em que Jesus diz: “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu que vos escolhi e vos constituí para que vades, e vosso fruto permaneça.”
A celebração é aberta ao público e conduzida por Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício - mesmo cardeal que presidiu o funeral de Francisco. “O amor é a única força capaz de mudar o mundo”, destacou ele durante a homilia.
O cardeal ainda afirmou que o futuro papa enfrentará “um momento difícil, complexo na história”.
Após a missa, será feita a procissão dos cardeais até a Capela Sistina. À tarde, os cardeais entram na Capela, com uma catequese do cardeal Raniero Cantalamessa.
Em seguida, os eleitores farão o juramento de seguir as regras do conclave e de silêncio. Só então começa a primeira votação.

O papa precisa ser eleito por dois terços dos 133 cardeais presentes, ou seja, ser votado por 89 participantes. O novo pontífice terá desafios que já vinham sendo enfrentados por Francisco, como posicionar a Igreja em um mundo abalado pela crise climática e por conflitos, como na Ucrânia e em Gaza.
Qual a programação do conclave?
O Vaticano divulgou alguns aspectos práticos da programação litúrgica e processual do conclave. Primeiro é celebrada a missa Pro eligendo Pontifice, às 5h no Brasil, na Basílica de São Pedro. Às 10h45 no Brasil, os cardeais sairão da Casa Santa Marta rumo ao Palácio Apostólico para o início do conclave.
Na quinta-feira, 8, os cardeais deixarão Santa Marta às 7h45. Às 8h15, celebrarão a Missa e as Laudes na Capela Paulina. Às 9h15, terão a oração da Hora Média (Terça) na Capela Sistina e darão início ao segundo dia de votações.
Quais são os horários da fumaça para resultado da votação?
A fumaça com o resultado desse primeiro turno que elegerá o próximo papa ocorrerá por volta das 14h (de Brasília). A partir de quinta-feira, 8, as fumaças devem ocorrer nos seguintes horários:
- 5h30 (Horário de Brasília) - somente se for branca, ou seja, se o novo papa tiver sido escolhido
- 7h (Horário de Brasília)
- 12h30 (Horário de Brasília) - somente se for branca
- 14h (Horário de Brasília)
São previstas duas fumaças por dia (7h e 14h), mas em caso de resultado positivo, a fumaça será antecipada, e deve sair 5h30, durante a votação da manhã, ou 12h30, na votação da tarde.
Saiba como é feita a fumaça para indicar novo papa
Após cada rodada de votação, as cédulas são queimadas em um forno especial para indicar o resultado ao mundo exterior.
- Se nenhum papa é escolhido, as cédulas são misturadas com cartuchos contendo perclorato de potássio, antraceno (um componente do alcatrão de carvão) e enxofre para produzir a fumaça preta, que sai pela chaminé.
- Mas, se houver um vencedor, as cédulas queimadas são misturadas com perclorato de potássio, lactose e resina de clorofórmio para produzir a fumaça branca. Sinos também são tocados para sinalizar ainda mais que há um novo papa.
Durante o conclave, cardeais ficam isolados e não podem se comunicar com o mundo externo.
Os cardeais favoritos a novo papa
Entre os papáveis mais citados por especialistas e pela mídia especializada, conforme mostrou o Estadão, aparecem:
- Pietro Parolin - Itália (70 anos) Leia perfil
- Luis Antonio Gokim Tagle - Filipinas (67 anos) Leia perfil
- Jean-Marc Aveline - Argélia (66 anos) Leia perfil
- Juan José Omella - Espanha (79 anos) Leia perfil
- Matteo Maria Zuppi - Itália (69 anos) Leia perfil
- Péter Erdo - Hungria (72 anos) Leia perfil
- Peter Turkson - Gana (76 anos) Leia perfil
- Pierbattista Pizzaballa - Itália (60 anos) Leia perfil
- Mario Grech - Malta (68 anos) Leia perfil
- Fridolin Ambongo Besungu - República Democrática do Congo (65 anos) - Leia perfil
Comentários