X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Brasil

Ao Vivo: acompanhe a missa de abertura do conclave e procissão dos cardeais até Capela Sistina


Ouvir

Escute essa reportagem

O conclave que escolherá o sucessor do papa Francisco começou nesta quarta, 7, às 5 horas da manhã (horário de Brasília), com a missa Pro eligendo Pontifice na Basílica de São Pedro, que deve ter cerca de 90 minutos de duração.

No livro da cerimônia, as leituras escolhidas destacam o aspecto de unidade e a missão ‘sobrenatural’ da Igreja. Ao final do Evangelho, há um trecho em que Jesus diz: “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu que vos escolhi e vos constituí para que vades, e vosso fruto permaneça.”

A celebração é aberta ao público e conduzida por Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício - mesmo cardeal que presidiu o funeral de Francisco. “O amor é a única força capaz de mudar o mundo”, destacou ele durante a homilia.

O cardeal ainda afirmou que o futuro papa enfrentará “um momento difícil, complexo na história”.

Após a missa, será feita a procissão dos cardeais até a Capela Sistina. À tarde, os cardeais entram na Capela, com uma catequese do cardeal Raniero Cantalamessa.

Em seguida, os eleitores farão o juramento de seguir as regras do conclave e de silêncio. Só então começa a primeira votação.

Imagem ilustrativa da imagem Ao Vivo: acompanhe a missa de abertura do conclave e procissão dos cardeais até Capela Sistina
O primeiro dia do conclave começa com a missa Pro eligendo Pontifice na Basílica de São Pedro às 10h (5h de Brasília). Foto: Luisa Laval/Estadão

O papa precisa ser eleito por dois terços dos 133 cardeais presentes, ou seja, ser votado por 89 participantes. O novo pontífice terá desafios que já vinham sendo enfrentados por Francisco, como posicionar a Igreja em um mundo abalado pela crise climática e por conflitos, como na Ucrânia e em Gaza.

Qual a programação do conclave?

O Vaticano divulgou alguns aspectos práticos da programação litúrgica e processual do conclave. Primeiro é celebrada a missa Pro eligendo Pontifice, às 5h no Brasil, na Basílica de São Pedro. Às 10h45 no Brasil, os cardeais sairão da Casa Santa Marta rumo ao Palácio Apostólico para o início do conclave.

Na quinta-feira, 8, os cardeais deixarão Santa Marta às 7h45. Às 8h15, celebrarão a Missa e as Laudes na Capela Paulina. Às 9h15, terão a oração da Hora Média (Terça) na Capela Sistina e darão início ao segundo dia de votações.

Quais são os horários da fumaça para resultado da votação?

A fumaça com o resultado desse primeiro turno que elegerá o próximo papa ocorrerá por volta das 14h (de Brasília). A partir de quinta-feira, 8, as fumaças devem ocorrer nos seguintes horários:

  • 5h30 (Horário de Brasília) - somente se for branca, ou seja, se o novo papa tiver sido escolhido
  • 7h (Horário de Brasília)
  • 12h30 (Horário de Brasília) - somente se for branca
  • 14h (Horário de Brasília)

São previstas duas fumaças por dia (7h e 14h), mas em caso de resultado positivo, a fumaça será antecipada, e deve sair 5h30, durante a votação da manhã, ou 12h30, na votação da tarde.

Saiba como é feita a fumaça para indicar novo papa

Após cada rodada de votação, as cédulas são queimadas em um forno especial para indicar o resultado ao mundo exterior.

  • Se nenhum papa é escolhido, as cédulas são misturadas com cartuchos contendo perclorato de potássio, antraceno (um componente do alcatrão de carvão) e enxofre para produzir a fumaça preta, que sai pela chaminé.
  • Mas, se houver um vencedor, as cédulas queimadas são misturadas com perclorato de potássio, lactose e resina de clorofórmio para produzir a fumaça branca. Sinos também são tocados para sinalizar ainda mais que há um novo papa.

Durante o conclave, cardeais ficam isolados e não podem se comunicar com o mundo externo.

Os cardeais favoritos a novo papa

Entre os papáveis mais citados por especialistas e pela mídia especializada, conforme mostrou o Estadão, aparecem:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: