Parlamento azul
Artigo publico na edição desta segunda-feira (10), do jornal A Tribuna
Não apenas a iluminação da fachada da Assembleia Legislativa mudou para azul neste mês como também cinco projetos apresentados recentemente na Casa encampam a causa autista no Parlamento local.
A temática, inclusive, tem mobilizado grande parte da classe política capixaba, comprovada em ato do último dia 2, na praia de Camburi, em Vitória, onde era possível ver diversos agentes públicos em poses para fotos juntos ou separados.
Sobre as propostas apresentadas os temas abordam desde a inclusão no mercado de trabalho, o combate à discriminação, até a busca por prioridade no atendimento de saúde.
A mais recente é de autoria do deputado Allan Ferreira (Podemos) e cria o selo Empresa Amiga dos Autistas, destinado aos estabelecimentos empresariais que adotem política interna de inserção no mercado de pessoas com o transtorno.
Salas preparadas
Já um projeto de autoria da deputada Iriny Lopes (PT) propõe a criação da sala de integração sensorial para pessoas neurodiversas, incluindo autistas e com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Conforme a proposta, o local deverá ser instalado ou adaptado em shoppings, cinemas, teatros, estádios, ginásios e outros.
Triunfo de Itarana
Está tramitando na Assembleia projeto do governo que autoriza a doação de uma área do Estado para o município de Itarana. No terreno pleiteado pela prefeitura já funcionam unidade de saúde, posto da assistência social, entre outros serviços. Sua área é de 15.600 metros quadrados, localizada na região conhecida como Triunfo.
Trabalho pesado!
O governador Renato Casagrande (PSB) aproveitou o Sábado de Aleluia para se dedicar um pouco ao trabalho de agricultor.
Em foto postada nas redes sociais, o socialista aparece com familiares em uma propriedade trabalhando com enxada. Rotina diferente de seu dia-a-dia.
Leia mais
Animais
Foi publicada no Diário Oficial a lei que institui no Estado o Dezembro Verde, dedicado às ações de conscientização sobre o abandono de animais domésticos.
A autora do projeto que originou a norma na Assembleia, Janete de Sá (PSB), é presidente da CPI que investiga maus-tratos contra animais. “Escolhemos dezembro porque com as comemorações de fim de ano muitos animais são abandonados em casa ou fogem por conta de fogos”, disse.
Reunião conjunta
A semana na Assembleia contará com pelo menos dez encontros de comissões permanentes e temporárias, inclusive, com reuniões conjuntas como a que ocorre amanhã, às 10 horas, entre os colegiados de Agricultura e Cooperativismo, para discutir o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). São esperados representantes da Organização das Cooperativas (OCB-ES), da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes-ES) e outros.
galeria
Alimentação
O Pnae fornece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional para estudantes da educação básica pública. O governo federal repassa para estados, municípios e escolas federais recursos financeiros de forma suplementar para cobrir os dias do ano letivo.
Segurança
A Comissão de Segurança da Assembleia realiza na quinta-feira, dois encontros em Guaçuí, no Caparaó. O primeiro, às 14 horas, no Parque de Exposições, tratará com os conselheiros tutelares da região a respeito de um plano de ações de valorização do trabalho dos mesmos. Já às 18h30, ocorre na Câmara de Vereadores audiência pública para ouvir as demandas da região sobre segurança.
3º Juizado Especial
Começam hoje as inscrições para seleção de estagiários conciliadores do 3º Juizado Especial Cível de Vitória. O processo seletivo é destinado a estudantes que estão cursando entre o 4º e 8º período do curso de Direito.