Chocolate capixaba é premiado em Paris e chega a 40 marcas
Artigo publicado na coluna Fonte Grande, do jornal A Tribuna
Coelhinho da Páscoa, o que trazes pra mim além da cesta de ovos 23,6% mais cara este ano? Para o capixaba, há uma informação que adoça a boca do mercado: o Espírito Santo possui hoje cerca de 40 marcas de chocolates estabelecidas e já conta com produto premiado no Salão do Chocolate de Paris, graças à melhor qualidade das amêndoas cultivadas.
O fantasma da “vassoura de bruxa”, praga que dizimou muitas lavouras, vem sendo enfrentado com renovação e uso de mudas mais resistentes, além da expansão da fronteira. Hoje, Linhares ainda é o maior polo produtor, mas existem 21 municípios, incluídos alguns do Sul do Estado, onde há investimentos nesta cultura, principalmente entre produtores da agricultura familiar.
Leia mais sobre Fonte Grande aqui
Qualidade refinada
O Espírito Santo está se tornando “o paraíso dos chocolates finos”. É o que preconiza a Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo (Acau), que dias atrás inaugurou loja em Linhares tendo como atrativo a produção regional diversificada e com chocolates finos. Para esta Páscoa, a expectativa do setor é superar as vendas de 2022, quando o tamanho do ovo chegou a ser reduzido por alguns fabricantes, para atender melhor o bolso do consumidor.
Receita cai 4%
A arrecadação estadual do ICMS, no primeiro trimestre deste ano, alcançou R$ 4.05 bilhões, uma retração de 4% em relação ao mesmo período do ano passado.
Mundo descostura
Jornalista e escritora Aline Dias lança outro livro, agora destinado a crianças: “E se o Mundo Descostura?”. Será no próximo dia 23, na escola Geração, Praia do Canto, em Vitória. A autora, por sinal, se recupera de uma queda, tropeçou num buraco de calçada nada cidadã, e fraturou o cotovelo. Acaba de sair do gesso. Melhoras!
Violência na escola
A direção de uma escola de Vila Velha, dias atrás, chamou os pais e anunciou a transferência de dois alunos da 7ª série. Motivo: foram flagrados planejando ataque a alunas da escola. Cultura do ódio, armamento da população, games violentos e pais omissos dão nisso.
Ela merece
Manoela Ferrari vai receber em Ouro Preto, no próximo dia 21, a Medalha da Inconfidência, a mais importante do governo de Minas Gerais. Filha de Marílio Cabral, a escritora capixaba se destaca por seu trabalho pela educação e cultura no Jornal de Letras (Rio de Janeiro).
Leia mais
Governo investe no Sul em busca do terreno perdido
Novas “pontes” aproximam o agronegócio do Norte
curta
SANEAMENTO. Tribunal de Contas do Estado vai disponibilizar em breve novo Portal do Saneamento, que trará dados sobre tratamento de água e esgotos nos municípios.
FESTIVAL. A edição do Manguinhos Jazz & Blues Festival, nos próximos dias 20 a 22, terá 18 shows, vários deles em locais diferentes do balneário. Vai de Gilson Peranzzetta a Kátia Rocha.
MÚSICA DE BOTEQUIM. Vem aí, 21 e 22 deste mês, outra edição do Femusquim, no Morro do Alagoano, Vitória, pilotada pelo incansável Raimundo de Oliveira.
ACENDE O SINAL. O Barro Vermelho, bairro de Vitória, expande com construções, mas leitora pede fiscalização e reclama do “trânsito confuso, carente de sinalização e conservação de pista”.
COELHO EM SANTA TERESA. Programação da secretaria municipal de Cultura prevê para hoje matinê com “O Coelho da Páscoa”, seguida dos shows de Zé Moreira e Cecitônio Coelho.
FILOSOFIA NA PANDEMIA. “Agora é o vírus da maldade que ameaça os nossos filhos nas escolas”. Entreouvido numa reunião de pais e mestres aflitos.
Leia mais
Lição de Gramado para capixabas: turismo se aprende na escola
Mineradoras devem oferecer 65 bilhões em indenizações após desastres