Novas “pontes” aproximam o agronegócio do Norte
Novas “pontes” aproximam o agronegócio do Norte
No dia 10 de abril, será inaugurado o novo aeroporto de Linhares, considerado uma “ponte aérea” que vai aproximar o agronegócio da região Norte capixaba dos mercados nacionais. Inflados por incentivos da Sudene, os municípios da região deverão receber também, a médio prazo, uma terceira ponte projetada para o centro de Colatina, outra via fundamental de acesso. Com o projeto executivo em finalização, a nova ponte é obra estimada em R$ 200 milhões, e deverá contar com verbas do Estado e União através de emendas parlamentares. Coordenador da bancada federal em Brasília, Josias da Vitória promete empenho pela obra.
Voo no Sul
Ao confirmar inauguração da remodelagem feita no terminal aéreo de Linhares, o governador Renato Casagrande anunciou que em breve será publicado edital da licitação para reformar o aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim. Lideranças do município, assim como os demais do Sul capixaba, comparam que, sem os incentivos da Sudene, viraram “primos pobres” dos nortistas.
Rota da Energia e pedras no caminho
A morosidade na emissão das licenças ambientais e os gargalos rodoviários, principalmente as indefinidas duplicações das BRs-101 e 262, foram ressaltados como “grandes desafios” pela presidente da Findes, Cris Samorini, durante a apresentação do plano “Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria do Espírito Santo – Energia 2035”. O evento, que contou com o governador Casagrande, secretários e parlamentares, sinalizou 275 ações. “Além da geração de mais energia solar, há seis projetos de energia eólica no Sul do Estado”, destacou.
... Gargalo fatal
Em 2022, 155 pessoas morreram na BR-101 que atravessa o Estado e vai completar 10 anos de concessão só com 70 km duplicados, dos 385,9 existentes. Neste ano, vítimas já somam 50.
Carbono zero
O próximo planejamento estratégico do governo do Estado vai estabelecer metas até 2050. Um das principais é alcançar a emissão zero de carbono, por meio de ações ambientais, como reflorestamento, adoção de fontes renováveis de energia, mais pesquisas e maior tecnologia.
... A propósito
Berlim e Paris são cidades que estão investindo alto no reflorestamento urbano e criação sustentável de animais nos parques, além de intensa arborização nas ruas. Por aqui, ainda há muita liderança municipal, alheia ao calor crescente, priorizando o asfaltamento das vias.
Quem fala
O presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley, é um dos palestrantes, em Vitória, do Fórum Nacional de Direito, Política e Economia, na próxima quinta-feira, 19h, no auditório do TRT. Organizador do fórum, Humberto Camargo destaca o “potencial econômico do Estado e a necessidade de discutir ações e estratégias para nos tornar mais competitivos”.
REI 8.2 INAUGURA CENTRO DE EVENTOS – O novo Centro de Eventos de Cachoeiro – em construção no Parque de Exposição Carlos Caiado, bairro Aeroporto – deverá ser inaugurado pelo show de Roberto Carlos, no dia 19 de abril, quando o cantor comemora seus 82 anos. “A obra é um projeto moderno e sustentável, reaproveita água da chuva, e vai ampliar bem a capacidade do parque”, cita o prefeito Victor Coelho.
CURTA
"ABOUDIB”, O LIVRO. O conselheiro do Tribunal de Contas Sérgio Aboudib narra histórias de sua vida pública em livro escrito por Lucia Garcia. Lançamento na próxima quinta (30), 19 horas, no auditório da Fucape, Vitória.
ROMANCE. “Histórias Curtas Para Mariana M” é o título do romance de Francisco Grijó, que terá noite de autógrafos, no dia 13 de abril, no Cine Jardins, em Vitória.
CULTURA. Debate sobre políticas públicas culturais está agendado para a próxima sexta-feira, 18 horas, no Titanic, Vila Velha. Haverá apresentação do Festival Internacional de Violões.
FESTIVAL. Um festival de músicas autorais, em homenagem a Sérgio Sampaio, será realizado em Cachoeiro, dia 22 de abril. Inscrições no site festivalvelhobandido.blogspot.com.
PÁSCOA. Decorações de Páscoa incrementam turismo nas montanhas, principalmente em final de semana. As de Campinho (Domingos Martins) e Venda Nova do Imigrante são destaques.
FILOSOFIA NA PANDEMIA. “A inflação do ovo é o contraste desta Páscoa”. Entreouvido por aí.