X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

BBB24

Em uma semana, BBB já teve falas de homofobia, misoginia, capacitismo e racismo

Elenco masculino dominou os episódios preconceituosos do reality


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Em uma semana, BBB já teve falas de homofobia, misoginia, capacitismo e racismo
BBB 24: Elenco masculino dominou os episódios preconceituosos do reality |  Foto: Reprodução/Globoplay

Confinados há apenas uma semana, os participantes do Big Brother Brasil 24 já passaram por quase todas as discussões sociais, graças a falas polêmicas e preconceituosas feitas no programa. Até o momento, o elenco masculino dominou os episódios de homofobia, machismo, capacitismo e racismo do reality.

Homofobia

A formação de paredão deste domingo (14) esquentou os ânimos e Davi acabou usando uma expressão homofóbica durante uma discussão com Nizam.

"Eu sou homem, parceiro. Não viaje, não, viu? Eu sou homem nessa desgraça. Ta achando que sou ‘viado’? Tenho 21 anos, meu pai me fez foi homem", bradou o motorista.

Eventualmente, a briga se findou e Michel conversou com Davi sobre o uso da palavra “viado”, como se fosse algo pejorativo.

"Deixa eu te falar, te dar um toque agora, de coração. Cuidado com o que você fala. Os meninos falaram que você falou alguma coisa, eu não escutei. E aí, no quarto, você repetiu. Então isso é muito delicado. Pega muito mal”, avisou o professor.

Davi disse que entendia a explicação de Michel e se desculpou pelo erro. "Eu tava de cabeça quente, mas nada para querer machucar nem você nem ninguém", finalizou.

Misoginia

O mais frequente dos casos, a misoginia começou com Maycon e Luigi, na madrugada da quarta-feira (10), comentando sobre não se aproximarem de Yasmin Brunet por causa de suas roupas.

“Quando ela saiu com aquele vestido transparente a primeira vez, não vou mentir, falei ‘não posso olhar’”, contou Luigi para o cozinheiro e para Wanessa Camargo.

Os comentários se intensificaram na madrugada do sábado (13). Depois de conquistar a liderança, Rodriguinho reuniu Nizam, Lucas Pizane e Vinicíus no quarto do líder e o assunto foram as mulheres, principalmente, o corpo de Yasmin Brunet.

“Assim, você percebe que ela tá mais velha. Ela largou a mão aqui, hoje ela comeu dois pacotes de bolacha com requeijão inteiro. Ela sai comendo”, disse o pagodeiro.

Nizam concordou e comentou que achava o corpo dela “meio estranho” e começou a comentar algo sobre a bunda da sister, mas se cortou e falou que não “podia falar mais nada”.

Em outro vídeo, Vinicius ainda chegou a se referir à modelo como “picanha mignon” e que não ficaria com ela porque não conseguiria “se segurar”.

Depois de tudo isso, os brothers viram, pela televisão do líder, que Yasmin se preparava para tomar banho e começaram a procurar pela câmera do banheiro. Pizane chegou a pedir que os colegas tirassem a câmera do chuveiro, mas eles seguiram assistindo.

Nesta segunda-feira (15), Rodriguinho voltou a apontar os hábitos alimentares de Yasmin, afirmando que vai começar chamá-la de "Yasmin Comer". 

Capacitismo

A primeira fala capacitista veio do ex-brother Maycon, o primeiro eliminado do programa. Durante a prova do líder, logo na estreia do programa, ele sugeriu apelidar a prótese usada por Vinícius Rodrigues.

"Vamos botar um nome no 'cotinho'. A gente pode botar um apelido no 'cotinho'? Te batizar?", disse o merendeiro, na ocasião, deixando o atleta visivelmente desconfortável.

Quatro dias depois, durante a escolha do VIP, Rodriguinho e Nizam chamaram Vinicius de “perninha”, usando a deficiência do brother como forma de “apelido”.

Depois da fala ao vivo, os brothers comentaram a fala na cozinha, junto com Deiziane, Matteus e o paratleta.

“Nessa hora já deve estar a ordem dos pcd's, a sociedade dos Sacis [me cancelando]. Mas eu vou até o final ‘zoando’ com meus amigos aqui dentro. E se alguém chegar [lá fora] e tiver qualquer pessoa falando disso, eu vou falar ‘oh, gente, ele não reclamou, vocês vão reclamar?’”, disse Rodriguinho.

Toda a fala foi acompanhada aos risos pelos colegas de confinamento.

Racismo

Na madrugada da terça-feira (09), Lucas Luigi chamou Leidy Elien de “macaca”. No mesmo momento, a sister repreendeu o brother, mas a conversa se aprofundou em outro momento.

"Você falou 'macaca', eu acho que eu ouvi 'macaca', depois o Tadeu [Schmidt] apareceu. E aí hoje você vai e faz isso. Eu fiquei muito chateada, eu falei: 'Eu, preta, sentada ao lado do Luigi, que parece ser um cara muito bem entendido. É muito chato, se policie com as coisas que você fala aqui dentro", disse Leidy.

Luigi se desculpou pelo termo e se justificou, dizendo que foi automático, já que esse é um comportamento comum entre os amigos de fora da Casa.

A trancista ainda completou que o termo não é brincadeira. "Com isso não se brinca. É uma palavra muito pesada e muito usada lá fora. Dois pretos, pobres e favelados, eu e você. Precisava nem sentar com você e falar isso", concluiu.

Rodriguinho também teve um episódio racista no BBB 24, ao chamar Isabelle de “índia”. Mais tarde, no mesmo dia, a influencer advertiu o pagodeiro pela maneira como se referiu a ela.

"O termo 'índia' é um termo meio que pejorativo. Quando você vai falar de um indígena de fato, é indígena ou povo originário. 'Índia' foi quando o colonizador chegou ao Brasil e ele quis falar que nós parecemos o povo da Índia, que eles erraram o caminho”, explicou.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: