Novidades no Salão do Automóvel de São Paulo 2025
Retorno do Salão do Automóvel marca avanço dos eletrificados e domínio das marcas chinesas
Após sete anos fora do calendário, o Salão do Automóvel de São Paulo voltou a abrir as portas e retomou o posto de maior vitrine do setor no Brasil.
A 31ª edição marca não apenas o retorno físico do evento, mas também reforça mudanças profundas no mercado automotivo nacional, agora dominado por lançamentos eletrificados e pela forte presença das marcas chinesas — montadoras alemãs, como Audi, BMW, Mercedes, Porsche ou Volkswagen, simplesmente não deram as caras no Salão do Automóvel.
O público que pagou pelo ingresso do Avant Première teve acesso antecipado às novidades, enquanto a expectativa geral da organização é receber mais de 700 mil visitantes até o próximo domingo, último dia do evento.
No total, mais de 300 veículos estão expostos ao longo do Anhembi, em uma edição considerada estratégica para o avanço da eletrificação no País.
O que vem por ai
Renault apresenta novidades
A Renault aproveitou o novo Salão para apresentar novidades. Uma delas é o Koleos Full Hybrid E-Tech, SUV do segmento D que chega ao Brasil em 2026, na versão Esprit Alpine, que combina motor a combustão com motor elétrico, totalizando 241 cv, bateria de 316V e mais de 1.000 km de autonomia no uso combinado. Segundo a marca, na cidade é possível rodar até 75% do tempo em modo elétrico.
Citroën traz linha atualizada
A Citroën traz sua linha atualizada de produtos, um modelo de competição da Fórmula E e atrações voltadas ao público, incluindo test-drives e ativações interativas.
Entre os destaques estão o Citroën C5 Aircross elétrico, SUV apresentado este ano na Europa e tratado como vitrine tecnológica da marca em segmentos eletrificados.
Caoa Changan chega ao Brasil
O Salão do Automóvel marca a chegada de mais uma fabricante chinesa ao País. Dessa vez, o Grupo Caoa apresentou oficialmente a Caoa Changan, nova joint-venture que passa a integrar o portfólio do conglomerado brasileiro. A parceria simboliza um novo capítulo na estratégia do grupo para o mercado de veículos eletrificados.
A marca desembarca com dois modelos que serão exibidos ao público a partir de sábado. O Avatr 11, SUV elétrico de perfil esportivo, é o candidato a se tornar o carro mais importante da operação local. Já o Avatr 012 (foto) aposta em um formato menos convencional, combinando elementos de crossover, cupê e sedã em um design desenvolvido com colaboração internacional.
Honda lança cupê híbrido
A Honda apresenta o Prelude híbrido, que chega com potência combinada de 203 cv e torque de 32,1 kgfm, com dois motores elétricos e um 2.0 a gasolina de ciclo Atkinson.
Hyundai com SUV de sete lugares
A Hyundai trouxe o Ioniq 9, SUV elétrico de 7 lugares que entrega 422 cv, bateria de 110 kWh, autonomia de 620 km (WLTP) e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.
Geely com produção nacional
A Geely fez um anúncio de peso: a marca iniciará a produção nacional no segundo semestre de 2026. O primeiro modelo será o EX5 EM-i, SUV híbrido plug-in (foto) que chega importado no 1º semestre e passa a ser montado no Complexo Ayrton Senna, no Paraná, meses depois.
O modelo inaugura localmente a plataforma GEA (Global Intelligent Electric Architecture), que será nacionalizada. A empresa também exibiu o EX5 totalmente elétrico — já homologado para mais de 90 mercados — e o urbano EX2, elétrico mais vendido da categoria na China.
Lançamento esperado da Ram
A Ram traz ao público brasileiro um dos lançamentos mais aguardados de sua nova fase no País. A inédita Dakota Laramie, versão que reforça o retorno do nome Dakota ao portfólio global, será uma das atrações da marca no Salão do Automóvel de São Paulo.
Com a chegada programada para 2026, a Dakota Laramie marca uma expansão estratégica da Ram no segmento de picapes médias e antecipa parte da experiência que a marca quer entregar ao público.
Toyota traz Yaris GR ao Brasil
A Toyota confirmou uma das novidades mais esperadas do evento: a chegada do Yaris GR ao Brasil. O compacto esportivo inspirado no WRC será entregue aos compradores a partir de abril de 2026 e estreia no País com duas opções de câmbio — manual de seis marchas e automático de oito velocidades.
Desenvolvido com foco em performance, o modelo utiliza combinação de plataformas GA-B (dianteira) e GA-C (traseira), arquitetura criada especialmente para o projeto esportivo.
Novos modelos Tiggo chegam ao Brasil em breve
A Caoa Chery apresentou dois modelos que chegam ao Brasil em breve: o Tiggo 9 e o Tiggo 5X 2027 (foto). O Tiggo 9, SUV de sete lugares, combina motor a combustão com três motores elétricos, totalizando mais de 500 cv e tração integral. Ele traz cabine sofisticada com tela de 15,6 polegadas 4K, bancos com ventilação, massagem e vidros com isolamento acústico.
O Tiggo 5X 2027 chega como renovação da linha compacta, com foco em tecnologia e conectividade.
Jeep surpreende com Avenger
A Jeep surpreendeu ao apresentar o Avenger (foto) em uma entrada que homenageou o icônico Cherokee no Salão de Detroit de 1992 — o compacto subiu ao palco quebrando um vidro.
O modelo será fabricado no Brasil, na planta de Porto Real, no Rio de Janeiro, que receberá 300 novos funcionários e cinco fornecedores adicionais até o ano que vem.
A apresentação também confirmou a produção nacional dos modelos da Leapmotor, marca chinesa do grupo Stellantis, no polo de Goiana, em Pernambuco.
Entre os destaques da marca no evento estavam o B10 elétrico, vendido por R$ 172,9 mil, e a pré-estreia do C16, SUV de seis lugares que chegará em versões elétrica e híbrida Reev.
Kia apresenta picape Tasman
A Kia preparou um dos estandes mais robustos da edição, com oito modelos exibidos e seis inéditos no Brasil. O destaque foi a picape Tasman (foto), já homologada no País e com chegada prevista para o segundo semestre de 2026. O modelo usa motor 2.2 turbo a gasolina de 210 cv e chega para disputar mercado com Toyota Hilux, Ford Ranger e companhia.
Executivos da marca reforçaram que a Tasman é peça-chave da expansão nacional da Kia, que prepara mais modelos eletrificados nos próximos anos.
Novidades da GWM
A GWM apresentou as novidades da linha Haval H6 2026 e levou ao Salão dois modelos ainda em avaliação para o Brasil: o Wey G9 Max e o imponente Tank 700 (foto). A G9 Max chamou atenção especialmente por ser uma minivan PHEV com 5,05 metros de comprimento, 436 cv, 65,4 kgfm, dois motores elétricos, motor 1.5 a combustão e bateria de 44,2 kWh.
O conjunto entrega aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e velocidade máxima de 200 km/h, com autonomia combinada superior a 1.000 km.
Omoda & Jaecoo marca presença com 4 SUVs
A dupla chinesa pertencente ao grupo Chery marcou presença com uma ofensiva de 4 SUVs. Os Jaecoo 5 e Jaecoo 8 chamaram atenção por combinar design urbano e robustez. O J5, posicionado no segmento B-SUV, tem 4,38 metros de comprimento, cabine refinada e mais de 200 cv. Já o J8 (foto), voltado ao segmento D-SUV, traz acabamento luxuoso, sete lugares, sistema AWD e conjunto híbrido com três motores, somando mais de 500 cv. A marca exibiu ainda os recém-lançados Omoda 5 e Omoda 7, reforçando a estratégia para expansão no País.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários