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Projetos contam com a participação da família em escola de Vila Velha

Segundo a diretora da escola, Kátia Carretta, com a presença da família nos projetos, o afeto é potencializado


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Imagem ilustrativa da imagem Projetos contam com a participação da família em escola de Vila Velha
Gileno Costa, Cristiane Correa, dos Santos, Marília Argolo e Henrique Bandeira com os filhos na escola |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Projetos e brincadeiras não faltam na Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Vovó Cecília, em Vila Velha. Com o objetivo de melhorar a socialização, autonomia e foco dos alunos, a instituição investe em ações divertidas e emocionantes. 

A diretora do local, Kátia Carretta, afirmou que, para se ter um resultado ainda mais positivo, várias iniciativas contam com a participação dos pais. 

Ela afirmou que a educação afetiva, em que os profissionais da escola tratam os estudantes com afeto,  é uma realidade no dia a dia da instituição. Com a presença da família nos projetos, o afeto é potencializado. 

“Tudo parte do amor, do respeito e do carinho. E a gente realiza vários projetos pensando nisso. A criança,  junto à interação da família nessas ações que a escola promove, se sente cada vez mais confiante, segura de si e feliz. E isso faz com que ela tenha mais foco, aprenda melhor, além de ajudar na socialização”, afirmou. 

A Vovó Cecília conta com oito turmas, de crianças de 4 e 5 anos, e em todas elas as professoras desenvolvem projetos especiais. 

Uma atividade trabalhada pela professora Camila Dutra, com foco na volta às aulas, foi a dos estudantes ouvirem mensagens carinhosas dos pais por meio de áudios. 

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“A gente procura trabalhar emoções e tive a ideia através de pesquisas. Percebemos que a criança se sente mais segura, vê que a escola está junto com a família, que ela é amada”, comentou Camila. 

Outra iniciativa colocada em prática por Camila é a “Lê para Mim”. Nela, a criança leva para casa um livro, a família registra como foi o momento e, quando ela chega na sala, compartilha a experiência com a turma. Além de ter toda a questão do afeto e aproximação dos pais envolvida, é uma ação que incentiva a leitura. 

Junto com as atividades realizada em sala de aula, a Vovó Cecília também faz ações ao longo do ano, como festas, e convida os pais para participarem. 

Para Lucimei Couto, psicanalista e terapeuta familiar, tratar a criança com afeto influencia no temperamento e na personalidade dela, e também impacta no crescimento cognitivo. “Os benefícios do afeto infantil resultarão em confiança, segurança emocional, sensação de pertencimento e  fortalecimento da autoestima”.

Gileno Costa, Cristiane Correa, Juracir dos Santos, Marília Argolo e Henrique Bandeira estiveram na escola com os filhos Maria Júlia, Sarah, Maria, Emanuel e Maria Eduarda.

VOLTA ÀS AULAS

Ação aprovada

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Lucas Dias, de 5 anos, com sua mãe Aline Dias e a professora Camila Dutra |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

O pequeno Lucas Dias, de 5 anos, gostou muito de ter ouvido o áudio que sua mãe, Aline Dias, enviou para ser reproduzido na escola para a volta às aulas. O garoto ficou emocionado. 

Sua professora, Camila Dutra, e a diretora  da  Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Vovó Cecília, Kátia Carretta, comentaram que essa ação deu muito certo na escola, sendo positiva para o desenvolvimento dos alunos. De acordo com Camila, ela poderá ser realizada em outras ocasiões.

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