Projetos contam com a participação da família em escola de Vila Velha
Segundo a diretora da escola, Kátia Carretta, com a presença da família nos projetos, o afeto é potencializado
Escute essa reportagem
Projetos e brincadeiras não faltam na Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Vovó Cecília, em Vila Velha. Com o objetivo de melhorar a socialização, autonomia e foco dos alunos, a instituição investe em ações divertidas e emocionantes.
A diretora do local, Kátia Carretta, afirmou que, para se ter um resultado ainda mais positivo, várias iniciativas contam com a participação dos pais.
Ela afirmou que a educação afetiva, em que os profissionais da escola tratam os estudantes com afeto, é uma realidade no dia a dia da instituição. Com a presença da família nos projetos, o afeto é potencializado.
“Tudo parte do amor, do respeito e do carinho. E a gente realiza vários projetos pensando nisso. A criança, junto à interação da família nessas ações que a escola promove, se sente cada vez mais confiante, segura de si e feliz. E isso faz com que ela tenha mais foco, aprenda melhor, além de ajudar na socialização”, afirmou.
A Vovó Cecília conta com oito turmas, de crianças de 4 e 5 anos, e em todas elas as professoras desenvolvem projetos especiais.
Uma atividade trabalhada pela professora Camila Dutra, com foco na volta às aulas, foi a dos estudantes ouvirem mensagens carinhosas dos pais por meio de áudios.
Leia mais:
Pais enviam mensagens e deixam filhos emocionados
Bolsas despertam interesse de jovens pela inovação
“A gente procura trabalhar emoções e tive a ideia através de pesquisas. Percebemos que a criança se sente mais segura, vê que a escola está junto com a família, que ela é amada”, comentou Camila.
Outra iniciativa colocada em prática por Camila é a “Lê para Mim”. Nela, a criança leva para casa um livro, a família registra como foi o momento e, quando ela chega na sala, compartilha a experiência com a turma. Além de ter toda a questão do afeto e aproximação dos pais envolvida, é uma ação que incentiva a leitura.
Junto com as atividades realizada em sala de aula, a Vovó Cecília também faz ações ao longo do ano, como festas, e convida os pais para participarem.
Para Lucimei Couto, psicanalista e terapeuta familiar, tratar a criança com afeto influencia no temperamento e na personalidade dela, e também impacta no crescimento cognitivo. “Os benefícios do afeto infantil resultarão em confiança, segurança emocional, sensação de pertencimento e fortalecimento da autoestima”.
Gileno Costa, Cristiane Correa, Juracir dos Santos, Marília Argolo e Henrique Bandeira estiveram na escola com os filhos Maria Júlia, Sarah, Maria, Emanuel e Maria Eduarda.
VOLTA ÀS AULAS
Ação aprovada
O pequeno Lucas Dias, de 5 anos, gostou muito de ter ouvido o áudio que sua mãe, Aline Dias, enviou para ser reproduzido na escola para a volta às aulas. O garoto ficou emocionado.
Sua professora, Camila Dutra, e a diretora da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Vovó Cecília, Kátia Carretta, comentaram que essa ação deu muito certo na escola, sendo positiva para o desenvolvimento dos alunos. De acordo com Camila, ela poderá ser realizada em outras ocasiões.
Comentários