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Projeto Guardiões da Natureza: mais duas redações são selecionadas

As alunas Jamily Gonçalves Motta e Isabelli Bittencourt Viegas, da escola Gil Bernardes, foram os destaques


Imagem ilustrativa da imagem Projeto Guardiões da Natureza: mais duas redações são selecionadas
Alunos da Escola de Ensino Fundamental Gil Bernardes, em Vila Velha, visitaram a sede da Rede Tribuna |  Foto: Heytor Gonçalves/AT

Leitura, escrita e cuidado com o meio ambiente reunidos em uma só iniciativa. O projeto Guardiões da Natureza, idealizado pela Reserva Águia Branca e pela Rede Tribuna, revelou mais duas redações selecionadas.

Duas estudantes do 9º ano da Escola de Ensino Fundamental Gil Bernardes, de Alvorada, em Vila Velha, tiveram suas redações corrigidas e escolhidas pelo corpo docente da escola.

O projeto de conscientização ambiental contempla nove escolas localizadas nos municípios de Vargem Alta, Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra. Os alunos do nono ano do ensino fundamental de cada unidade produzem uma redação com o questionamento: “Como cuidar da natureza e ajudar a fazer um futuro mais sustentável para todos?”.

Os textos de Jamily Gonçalves Motta, de 14 anos, e de Isabelli Bittencourt Viegas, de 15, foram os vencedores. “As pessoas não priorizam a preservação do meio ambiente, principalmente da água. Coloquei no meu texto uma situação bem real. A pessoa lava a varanda todos os dias e fala que não vai dar em nada, mas sabemos que há consequências”, disse Jamily.

Já Isabelli alertou para a necessidade das ações individuais. “Muita gente se preocupa com o meio ambiente, mas não faz nada em relação a isso. Acredito que agora começamos a pensar nas consequências porque elas já estão aparecendo”, avaliou.

Para a diretora da escola, Marlen Carla Coelho, a abordagem ambiental é essencial para pensar o futuro e o presente.

“Recebemos o convite para participar do projeto com muita satisfação. É sempre bom lembrar das questões ambientais, até porque estamos vendo as mudanças climáticas acontecendo no nosso dia a dia”, ressaltou.

Redações selecionadas

Imagem ilustrativa da imagem Projeto Guardiões da Natureza: mais duas redações são selecionadas
Jamily Gonçalves Motta |  Foto: Heytor Gonçalves/AT

A água inacabável

Em uma tarde de sábado, a síndica Ana convocou os moradores do prédio para uma reunião. Nessa reunião, Ana questionou aos moradores o porquê da água do prédio estar faltando frequentemente. A primeira a ser questionada foi a Carol, que logo afirmou:

– Senhora Ana, eu não estou desperdiçando água, só preciso lavar minha varanda todos os dias.

A síndica Ana logo lhe explicou que isso era desperdiçar água e aconselhou a mulher a lavar sua varanda uma vez por semana e passar um pano limpo em outros dias.

O segundo a ser questionado foi Carlos, que disse:

– Meu carro é muito precioso para ser lavado com baldes e deve ser lavado todos os dias!
Ao ouvir essa resposta, Ana ficou horrorizada e logo repreendeu o homem e lhe explicou que o que ele havia dito era muito grave e assim como a primeira moça, ele estava usando exageradamente a água, e isso era um problema seríssimo.

Então, Ana marcou uma palestra sobre cuidados com a natureza, pois era perceptível que os moradores não tinham a mínima noção sobre o assunto e tinham que perceber que a água não é inacabável.

Portanto, para cuidar da natureza e ajudar a fazer um futuro mais sustentável, é necessário começar com pequenas ações, como economizar água.

Jamily Gonçalves Motta

Imagem ilustrativa da imagem Projeto Guardiões da Natureza: mais duas redações são selecionadas
Isabelli Bittencourt Viegas |  Foto: Heytor Gonçalves/AT

Carta aberta à população mundial

Em primeiro lugar, irei me apresentar: sou uma futura cientista, espero ser bem-sucedida e me chamo Isabelli. Fiquei conhecida por fazer parte de trabalhos comunitários em que levava conscientização ambiental para a população.

Muito se discute sobre as ações humanas e onde isso irá nos levar. É bem provável que vocês já tenham escutado frases como “É o fim do mundo” ou “A seca vai nos matar”, e também é bem possível que mais da metade da população mundial não dê a mínima para falas como essas.

Porém, acredito que do mesmo jeito que me tornei consciente, vocês também podem. Aos meus 15 anos percebi que minhas ações afetavam a mim mesma, guerras com balões de água eram costume até faltar agua em minha casa por volta de três dias. Esses dias serviram para eu parar e pensar “e se”. “E se eu tivesse economizado água em coisas inúteis”. Com certeza aquela água dos balões fizeram falta, e como fizeram!

E com o mundo inteiro é assim, devemos nos tornar conscientes antes que seja tarde demais, devemos parar para pensar e rever o que podemos fazer para sustentar o mundo para todos. Pequenas ações, como fechar a torneira enquanto não houver necessidade, ou não jogar lixo nas ruas, já valem tanto. Pense em você, pense em nós.

Isabelli Bittencourt Viegas

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO

Guardiões da Natureza
O projeto promove o incentivo à leitura, à escrita e também estimula os estudantes a pensarem em maneiras de cuidar do meio ambiente.

Ao todo, nove instituições de ensino localizadas nas cidades de Vargem Alta, Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra farão parte da ação, que conta com um concurso de escrita.

Cada escola realiza o concurso internamente com os estudantes do 9º ano do ensino fundamental, selecionando as 25 melhores redações sobre o tema “Como cuidar da natureza e ajudar a fazer um futuro mais sustentável para todos?”.

Ao longo deste mês e do mês de novembro, os 25 selecionados de cada escola farão uma visita à Rede Tribuna, onde conhecerão os trabalhos desenvolvidos na empresa, e também à Reserva Águia Branca, um espaço de mais de 2.000 hectares mantido pelo grupo Águia Branca em Vargem Alta.

Nas visitas, serão reveladas as duas melhores redações, previamente corrigidas e escolhidas pelo corpo docente da escola. Os textos serão publicados no jornal A Tribuna e no Tribuna Online.

Em dezembro, haverá premiação: os dois alunos de cada escola com as melhores redações e o professor irão para a Reserva Águia Branca receber os títulos de Guardião da Natureza e Escola Guardiã da Natureza.

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