X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Alunos da rede pública viram "Guardiões da Natureza"

Projeto idealizado pela Reserva Águia Branca e pela Rede Tribuna estimula estudantes a preservarem o meio ambiente


Imagem ilustrativa da imagem Alunos da rede pública viram "Guardiões da Natureza"
Reserva mantida pelo grupo Águia Branca, em Vargem Alta, será visitada por alunos participantes do projeto |  Foto: Divulgação/Leonardo Merçon

Entusiasmo e consciência ambiental marcaram o lançamento do Guardiões da Natureza, projeto idealizado pela Reserva Águia Branca e pela Rede Tribuna.

Lançado na última segunda-feira (02), o projeto promove o incentivo à leitura, à escrita e estimula os estudantes, em um esforço coletivo, a se conectarem e preservarem o meio ambiente.

Leia mais sobre A Tribuna nas Escolas

Lenise Loureiro, diretora comercial da Rede Tribuna, afirmou que essa primeira etapa da iniciativa foi um sucesso e comentou sobre o que está por vir.

“Cada escola vai fazer uma visita à Rede Tribuna, e no fim desse ciclo, teremos 18 alunos selecionados com as melhores redações na temática ambiental. No final do ano, eles (estudantes e nove professores) serão certificados com o título Guardiões da Natureza em uma solenidade que vai acontecer na Reserva Águia Branca”.

Imagem ilustrativa da imagem Alunos da rede pública viram "Guardiões da Natureza"
Diretora comercial Lenise Loureiro (à esquerda) com estudantes e professores em projeto idealizado pela Reserva Águia Branca e Rede Tribuna |  Foto: Heytor Gonçalves / AT

Bruno Chieppe, diretor de Relações Institucionais do Grupo Águia Branca, falou sobre o Guardiões da Natureza e outros projetos no campo da sustentabilidade.

Segundo ele, o grupo Águia Branca tem como propósito mover o mundo com excelência e respeito às pessoas. “Neste contexto, temos diversos projetos no campo da sustentabilidade, o que é fundamental para um mundo melhor.

Uma de nossas iniciativas é a Reserva Águia Branca, uma área importantíssima da Mata Atlântica nas montanhas capixabas”, disse Bruno Chieppe.

Para o diretor de Relações Institucionais do Grupo Águia Branca, o projeto Guardiões da Natureza é muito importante e deixará um legado para as futuras gerações.

“O projeto Guardiões da Natureza é muito importante neste esforço coletivo de conscientizarmos, principalmente as crianças, que precisamos preservar as riquezas naturais, que este é o melhor legado que podemos deixar para as futuras gerações”, observou.

Bruno Chieppe finalizou dizendo: “Considero fundamental que os jovens criem essa conexão com a natureza, com os temas sustentabilidade e consciência ambiental. Assim, a preservação fará parte do cotidiano dos jovens, que serão os agentes de mudança que o planeta precisa”.

"Nosso objetivo é trazer conhecimento" - Adriana Denadai, gestora de sustentabilidade do grupo Águia Branca

Imagem ilustrativa da imagem Alunos da rede pública viram "Guardiões da Natureza"
Adriana Denadai: sustentabilidade |  Foto: Divulgação

Integrar pessoas e natureza. É assim que a gestora de sustentabilidade do grupo Águia Branca, Adriana Denadai, apresenta a Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta.

Criada em 2017, a reserva ambiental tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento sustentável. É nessa missão que projetos no campo da sustentabilidade se destacam, a exemplo do Guardiões da Natureza, idealizado pela Reserva Águia Branca e Rede Tribuna.

À reportagem, Adriana Denadai falou sobre a importância de conectar as pessoas ao meio ambiente e transformá-las em multiplicadoras nessa missão de preservar a natureza.

A Tribuna – Qual é o objetivo do projeto Guardiões da Natureza?

Adriana Denadai – Esse projeto integra outros que temos feito em educação e cultura. Na verdade, é um portfólio de ações que nos move a reconectar as pessoas com a natureza. O nosso objetivo é trazer conhecimento e estimular que pessoas reflitam sobre a importância da natureza na vida delas, seja em área de preservação ou nos locais onde residem.

- Eles assumem a missão de serem multiplicadores?

Exatamente. Buscamos jovens que reflitam sobre isso, pois a natureza está em todo lugar. À medida que eles falam sobre isso, escrevam sobre isso, em temas de redação, por exemplo, eles vão estar pensando e refletindo sobre os cuidados com a natureza e de como poderão incorporar esses cuidados na rotina diária.

Queremos reconectar as pessoas com a natureza. Precisamos de pessoas mais responsáveis, mais comprometidas e que levem essa mensagem da conscientização para mais pessoas.

- O projeto Guardiões da Natureza se consolida como um sucesso. Tanto é que tem escolas querendo participar da seleção, mas essa fase já foi encerrada. Qual a mensagem que deixa para esse público?

Esse é um primeiro ciclo, um projeto-piloto. Outros projetos virão, mas um não é igual ao outro. Vamos aprendendo no processo para que no ano que vem possamos voltar com mais novidades, com a parceria da Rede Tribuna.


Entenda o projeto

O projeto Guardiões da Natureza promove o incentivo à leitura, à escrita e também estimula os estudantes a pensarem em maneiras de cuidar do meio ambiente.

Ao todo, nove instituições de ensino localizadas nas cidades de Vargem Alta, Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra farão parte da ação, que conta com um concurso de escrita.

Cada escola realiza o concurso internamente com os estudantes do 9ª ano do ensino fundamental, selecionando as 25 melhores redações sobre o tema “Como cuidar da natureza e ajudar a fazer um futuro mais sustentável para todos?”.

Ao longo deste mês e de novembro, os 25 selecionados de cada escola farão uma visita à Rede Tribuna, onde conhecerão os trabalhos desenvolvidos na empresa, e também à Reserva Águia Branca, um espaço de mais de 2.000 hectares mantido pelo grupo Águia Branca em Vargem Alta.

Nas visitas, serão reveladas as duas melhores redações, previamente corrigidas e escolhidas pelo corpo docente da escola. Os textos serão publicados no jornal A Tribuna e no Tribuna Online.

Em dezembro, haverá premiação: os dois alunos de cada escola com as melhores redações e o professor irão para a Reserva Águia Branca receber os títulos de Guardião da Natureza e Escola Guardiã da Natureza.


Opiniões 

Imagem ilustrativa da imagem Alunos da rede pública viram "Guardiões da Natureza"
"Considero fundamental que os jovens criem essa conexão com a natureza, com os temas sustentabilidade e consciência ambiental”, destaca Bruno Chieppe, diretor de Relações Institucionais do Grupo Águia Branca |  Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa da imagem Alunos da rede pública viram "Guardiões da Natureza"
"Essa primeira etapa da iniciativa foi um sucesso e outras virão. Cada escola vai fazer uma visita à Rede Tribuna e, no fim desse ciclo, teremos a premiação”, afirma Lenise Loureiro, diretora comercial da Rede Tribuna |  Foto: Leone Iglesias/AT

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: