X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

O que a educação fez por mim: Arnaldinho Borgo e Aylton Dadalto

Prefeito de Vila Velha e advogado fazem relatos


Ouvir

Escute essa reportagem

Incentivo da família para estudar

Imagem ilustrativa da imagem O que a educação fez por mim: Arnaldinho Borgo e Aylton Dadalto
Arnaldinho Borgo, prefeito de Vila Velha |  Foto: Divulgação

“'Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo'. Essa célebre citação do pedagogo Paulo Freire reflete exatamente o que penso. Sou filho caçula de Vera Lúcia e Arnaldo Borgo – e irmão de Juliana e Alini, duas brilhantes advogadas –, que me incentivaram muito a estudar, a aprender e a me tornar alguém na vida. 

Lembro, claramente,  dos bons tempos de criança e adolescente, quando tive a oportunidade de estudar em escolas como São Camilo de Lellis, Novo Milênio e Santa Adame. Meus pais fizeram um grande esforço para garantir que eu tivesse acesso a um ensino de boa qualidade, na rede particular, já que na época o ensino público de Vila Velha não era tão bom. 

Leia mais sobre A Tribuna nas Escolas aqui

Depois do ensino fundamental, fiz ensino técnico de Eletromecânica no Ifes. Fiz graduação de Administração na Faculdade Novo Milênio e, pouco depois, concluí o MBA na Fucape.  

Esta jornada acadêmica me preparou para lidar com questões administrativas, gerenciais, sociais, de direitos humanos, justiça, de responsabilidade e respeito às pessoas. 

Por meio da educação, me tornei um profissional preparado, qualificado para atuar na gestão pública, tomando decisões assertivas, de forma séria e responsável. Sou testemunha de que a educação capacita indivíduos para a vida inteira”. 

Arnaldinho Borgo, prefeito de Vila Velha

Aprendizado de valores

Imagem ilustrativa da imagem O que a educação fez por mim: Arnaldinho Borgo e Aylton Dadalto
Aylton Dadalto, assinante de A Tribuna, advogado e presidente do Conselho Municipal de Segurança de Vitória |  Foto: Acervo Pessoal

“Minha formação básica foi entre 4 e 17 anos no Colégio Sagrado Coração de Maria, em Vitória, e foi o diferencial para forjar meu caráter, a responsabilidade enquanto ser humano e a essência de companheirismo e solidariedade, de agregar valor para a sociedade e deixar seu legado e história, dedicando-se por coisas que valem a pena e o caminho correto. 

Aprendi a sempre fazer da melhor forma aquilo que você se empenhar em fazer, principalmente nas atividades de mais dinâmica, no dia a dia, indo além das matérias básicas de formação, como Português, Matemática e outras.

Essa educação sempre me ensinou os valores que o ser humano precisa ter no dia a dia, para deixar seu legado na sociedade fazendo o bem para as pessoas, deixando um valor agregado naquilo que você faz enquanto trabalho, pessoa e ser humano.

Foi uma formação cristã católica, onde aprendi os valores de ajudar ao próximo, dar valor ao outro, a empatia e fazer a diferença na vida da maior quantidade de pessoas possível ao meu redor, e isso me transformou no profissional que sou, que busca estar sempre onde possa efetivamente fazer a diferença na vida das pessoas”.

Aylton Dadalto, assinante de A Tribuna, advogado e presidente do Conselho Municipal de Segurança de Vitória

Leia mais

Liderança é fundamental, afirmam especialistas

Grêmios estudantis formam novos líderes

O que a educação fez por mim: Ethel Maciel e Fabrício Gramlich

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: