X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Estudantes de Vitória brilham com projetos de cinema

Projeto "Curtas", da Escola da Ilha, incentiva alunos a produzirem curtas-metragens de dois a cinco minutos de variados tipos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Estudantes de Vitória brilham com projetos de cinema
Arthur Félix, Ana Clara Ferreira, Bianca Zanardi e Lívia Barbieri se divertiram criando um curta-metragem |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Luz, câmera, ação! Na Escola da Ilha, em Vitória, o mundo do cinema foi trabalhado em sala de aula e alunos viraram atores, diretores, roteiristas e produtores cinematográficos com o projeto “Curtas”.

Em sua terceira edição, a iniciativa envolveu estudantes de 6º ao 9º ano do ensino fundamental para a produção de curtas-metragens de variados tipos, como ficção, cinema mudo, animação, documentário e noticiário.

Renato Rosati, professor de multimídia da instituição, contou que para cada filme os alunos precisaram desenvolver a sinopse, o roteiro, o planejamento de filmagem, além de decidirem sobre figurinos e locações.

Segundo ele, o objetivo dessa iniciativa é fortalecer as habilidades acadêmicas e sociais dos jovens por meio dos princípios de colaboração, resolução de problemas, comunicação, entre outros.

“Além disso, oferece uma nova perspectiva para o saber pedagógico diferente do convencional, onde a narrativa é trabalhada de forma múltipla, de maneira interdisciplinar. Encorajamos os alunos a pensar criativamente e explorar novas maneiras de expressar suas ideias por meio do cinema”.

Isabelle Viveiros Lourenço, coordenadora pedagógica da Escola da Ilha, afirmou que a ação leva vários benefícios para os estudantes, como o desenvolvimento de formas de linguagem e interação humana e a inclusão dos estudantes nas manifestações culturais e artísticas presentes na sociedade.

A coordenadora contou que, após a produção dos conteúdos, um júri técnico, formado por jornalistas e cineastas, escolheu os dois melhores curtas de cada categoria, e eles foram disponibilizados para votação de melhor da categoria pela comunidade escolar.

A culminância do projeto foi o Festival de Curtas, que aconteceu no dia 20 de setembro no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Lá ocorreu a premiação dos curtas vencedores. “Foi sensacional e emocionante!”, concluiu Isabelle.

Os alunos Arthur Félix, Bianca Zanardi, Ana Clara Ferreira e Lívia Barbieri desenvolveram o curta de ficção “Mistério do Portal Mágico” e amaram a experiência.

“O projeto é uma ideia muito boa, pois as crianças fazem uma dinâmica bem diferente do comum e se divertem gravando e atuando”, disse Ana Clara.

FIQUE POR DENTRO

“Curtas”
É um projeto da Escola da Ilha, instituição localizada em Vitória, que incentiva alunos a produzirem curtas-metragens de dois a cinco minutos de variados tipos, como ficção, cinema mudo, animação, documentário e noticiário.

Neste ano, 23 grupos participaram e cinco vídeos foram premiados como os melhores após votação de especialistas e por meio de uma votação popular.

Documentário: “Pelé”
Sinopse: De pé em pé segue a vida de Pelé. Esse documentário fala sobre a vida do jogador, contando sua trajetória até se tornar o rei dos campos do futebol.

Ficção: “Mistério do Portal mágico”
Sinopse: Um grupo de amigos encontra um portal misterioso e embarca numa aventura. Esse curta também ganhou o prêmio de melhor filme da premiação.

Animação: “Explosão Dos Sonhos”
Sinopse: Uma animação divertida e criativa feita a partir de Lego contando a história de um personagem que passa por grandes apuros.

Cinema mudo: “Sing in the rain”
Sinopse: Um olhar jovem e divertido de um dos maiores clássicos dos cinemas, esse curta diverte e emociona o público.

Noticiário: “Jornal Vitória”
Sinopse: Uma coletânea de notícias envolvendo os bastidores do mundo do cinema atual.

Fonte: Escola da Ilha.

OUTROS CURTAS PREMIADOS

Imagem ilustrativa da imagem Estudantes de Vitória brilham com projetos de cinema
|  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Paixão pelo cinema

Nada de som e tudo de criatividade. Rafaella Amorim Rodrigues, Luíza Batista Barbosa e Eduarda Bergamini criaram o curta “Sing in the Rain”, na categoria de cinema mudo.

“Foi sugerido a mim e ao meu grupo que fosse recriada a cena de um filme. Seguindo essas orientações escolhemos o filme e recriamos a cena mais histórica dele. Adorei aprender mais sobre cinema e pretendo continuar seguindo nesse ramo”, comentou Eduarda.

Imagem ilustrativa da imagem Estudantes de Vitória brilham com projetos de cinema
|  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Noção de carreira

O futebol não ficou de fora! Tiago Stange Viana, Arthur Pereira, Pedro Henrique Serafim da Conceição e Pedro Fraga não perderam a oportunidade e fizeram um curta sobre o eterno craque Pelé.

“Acho que aprendi muito fazendo esse trabalho. Não só conhecer mais sobre a história do rei do futebol , mas também de aprender a gravar, editar e fazer um roteiro, além de que, caso algum de nós queira seguir com essa carreira, já tem uma pequena noção”, disse Pedro Fraga.

Imagem ilustrativa da imagem Estudantes de Vitória brilham com projetos de cinema
|  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Diversão, alegria e aprendizado

Os estudantes Giovana Zeferino de Souza, Sara Marcatto Magalhães, Rafael Godis de Miranda e Ayla Gravatá Cunha Shalders Nemer desenvolveram o curta na categoria de noticiário e o chamaram de “Jornal Vitória”.

“Achei o projeto inclusivo pois permitiu que todos participassem trabalhando em grupo. E também trouxe muita diversão e alegria, pois tive a oportunidade de divulgar o meu projeto e aprender coisas novas”, comentou Sara.

Imagem ilustrativa da imagem Estudantes de Vitória brilham com projetos de cinema
|  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Primeiros passos

A criatividade aflorada de Diogo Louzada, Davi Novais, Pietro Miranda, Giuseppe Espíndula, Carolina Bergamini e Laís Venturim resultou no curta “Explosão dos Sonhos”, que retrata um sonho de Hugo, personagem principal, onde ele é sequestrado para um teste científico.

“Achei o projeto muito importante para o nosso futuro, nós aprendemos os primeiros passos de como dirigir um filme. Acho que aprendi bastante com essa experiência”, disse Diogo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: