Festa com os campeões do Guardiões da Natureza!
Estudantes que venceram concurso de redação visitaram a Reserva Águia Branca, em Vargem Alta, e ganharam certificados
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Muita emoção e celebração marcaram o final do projeto Guardiões da Natureza em 2023. Ontem, os alunos que venceram o concurso de redação proposto pela iniciativa tiveram um verdadeiro “banho de floresta” ao visitarem a Reserva Águia Branca, em Vargem Alta.
Além do passeio, que faz parte da premiação, os campeões também ganharam um certificado de “Guardião da Natureza”, e, junto a eles, seus professores receberam a certificação de “Escola Guardiã da Natureza”.
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“Eu vim para cá sem nenhuma expectativa e saí daqui totalmente realizada. Sinto que ainda dá para fazer algo pelo meio ambiente. Dá tempo de salvá-lo”, comentou Louise Martins de Oliveira, da escola estadual Antônio Engracio da Silva, na Serra, ao estar em meio ao verde.
A floresta também encantou Isabelli Bittencourt Viegas, estudante da unidade municipal Gil Bernades, em Vila Velha. “Senti muita paz nesse ambiente”, disse.
Mantida pelo Grupo Águia Branca, a reserva possui mais de 2.200 hectares de área e abriga uma ampla variedade de espécies de fauna e flora, além de ser rica em recursos hídricos.
Projeto
O Guardiões da Natureza é um projeto idealizado pela Rede Tribuna e pela Reserva Águia Branca que, em 2023, contemplou nove escolas localizadas em Vargem Alta, Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra.
Nele, alunos do nono ano do ensino fundamental de cada unidade produziram uma redação com o questionamento: “Como cuidar da natureza e ajudar a fazer um futuro mais sustentável para todos?”.
O corpo docente selecionou as duas melhores de cada escola. Estas foram divulgadas no jornal, enquanto os alunos dos colégios visitavam a Rede Tribuna e conheciam o trabalho realizado na empresa de comunicação.
Adriana Denadai, gestora de sustentabilidade do Grupo Águia Branca, disse que o balanço geral do projeto foi positivo desde o planejamento até o final. Ela afirmou que a aprovação feita pela escrita do texto estimulou a reflexão dos alunos sobre o meio ambiente.
“A vivência na Reserva vai se consolidar com uma sementinha para que esses jovens de fato sejam guardiões, tanto de conhecimento quanto da inspiração de estarem sensibilizados para serem multiplicadores dessa causa de preservação ambiental”, completou.
Lenise Loureiro, diretora comercial da Rede Tribuna, comentou que a ação foi valiosa. “Teremos, em uma nova temporada, um maior número de alunos participantes e novas dinâmicas de trabalho na temática ambiental”.
Paz e acolhimento
Luiz Gustavo Barboza Zamprogno, aluno da escola municipal Antônio Bezerra de Farias, em Vila Velha, contou que gostou muito do projeto e disse ter amado o passeio.
“A floresta traz paz, acolhimento. Eu me sinto bem e tenho vontade de espalhar isso pelo mundo. Mostrar que a gente tem de salvar o nosso meio ambiente, porque isso é necessário e faz parte do nosso futuro”, comentou.
Ótimos momentos
Jamily Gonçalves Motta, aluna da escola municipal Gil Bernardes, de Vila Velha, comentou que a experiência de estar na Reserva foi incrível.
“Me encontrei comigo mesma, encontrei a floresta. É um lugar onde você vê a importância de cuidar da natureza, dos animais”, disse a jovem.
Encantamento
Maysa Fonseca, pedagoga da escola municipal Adão Benezath, de Vitória, comentou que se encantou em meio ao verde.
“Fiquei surpresa com o trabalho incrível que está acontecendo agora. As alunas ficaram encantadas, valeu muito a pena. É muito importante se conectar com o agora”.
Cenas do passeio
Projeto ajudou leitura e escrita
Se há algo que teve de sobra no projeto Guardiões da Natureza foram textos criativos e inteligentes escritos pelos alunos.
Professores também contaram para A Tribuna que, ao mesmo tempo em que mostraram seu potencial, as crianças foram incentivadas pelo projeto a ter maior interesse pela leitura, pela escrita e pela preservação da natureza.
De acordo com Maysa Fonseca, pedagoga da escola municipal Adão Benezath, localizada em Vitória, o projeto foi importante porque, ao mesmo tempo em que foi ao encontro com a necessidade atual, que é falar de sustentabilidade, também criou a oportunidade de os alunos praticarem a escrita com significado.
“A leitura e a escrita foram, com certeza, despertadas com o projeto. Essa ação é muito importante, ao juntar duas urgências na educação: falar de sustentabilidade e escrever. São duas questões que a gente não pode deixar de lado em momento algum, principalmente nessa etapa de escolaridade em que eles estão”.
Ela finalizou dizendo que foi difícil selecionar as melhores redações, porque vários textos estavam excelentes.
Reserva
Além de escrever sobre o cuidado com a natureza, alunos puderam visitar a Reserva Águia Branca. A ação se mostrou como um momento importante, pois os jovens tiveram contato direto com o verde em uma área preservada, coberta por grande variedade de fauna e flora.
“Estar na Reserva é uma vivência diferente. O tecnológico e o artificial às vezes não nos conectam tão fortemente como o presencial faz. Acredito que cada aluno que vivenciou essa experiência vai sair daqui marcado, até porque a natureza não é tão presente nessa nova geração”, comentou Enoque Rocha, da escola municipal Talma Sarmento, de Cariacica.
Ele completou: “É um privilégio riquíssimo para os nossos educandos terem essa oportunidade”,
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