Esporte como estímulo para melhorar as notas
Mais assiduidade nas aulas e a melhora no desempenho escolar são alguns dos benefícios que os jogos escolares proporcionam para os pequenos atletas
Escute essa reportagem
Mais assiduidade nas aulas e a melhora no desempenho escolar são apenas alguns dos benefícios que os jogos escolares proporcionam para os pequenos atletas.
Estudante do 9º ano do ensino fundamental da Unidade Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Reverendo Antônio da Silva Cosmo, em Jardim Colorado, Vila Velha, o ala-direita Erick Carlos Ferreira, 15 anos, é só dedicação no campeonato de futsal.
Leia mais sobre A Tribuna nas Escolas aqui
“Tenho treinado desde o ano passado, quando entrei para o time da escola. Isso me estimula muito a não faltar às aulas e também a dar o meu melhor na escola”, disse o estudante, morador de Santa Mônica.
Ao lado de Sofhia Barcellos, de 13 anos, estudante do 8º ano da mesma escola, os meninos percebem de perto os benefícios do esporte no rendimento escolar. “Estou me esforçando bastante nas aulas”, garantiu Sofhia.
Para o coordenador de Esportes Educacionais de Vila Velha, Marcelo Fermo, os benefícios de um evento esportivo como os jogos escolares vão além da promoção da saúde física e se estendem ao desenvolvimento pedagógico e social dos pequenos.
Leia mais
Jogos escolares revelam talentos no ES
Leitura de 80 livros em dois anos
“A responsabilidade que o esporte traz para a rotina do aluno também se reflete em outras áreas do conhecimento dentro da escola. Além disso, a prática melhora a convivência entre os alunos, permite a socialização e o respeito às diferenças”, afirmou.
“A prática esportiva melhora a convivência entre os alunos e cria responsabilidades Marcelo Fermo, Coordenador de Esportes Educacionais de Vila Velha
O assistente técnico da Secretaria de Educação da Serra, Moysés Bolzan Lessa, ressalta a importância da criação de valores que o esporte proporciona.
“O esporte é uma ferramenta de enfrentamento às questões sociais que a gente vem vencendo em sociedade, como a questão da violência. Quando a juventude está participando dos jogos, ela tem a oportunidade de ter novas experiências e ampliar sua formação de conhecimento”, disse.
“O esporte de base feito nas escolas culmina nos jogos escolares. É o dinheiro da população sendo aplicado para os moradores Marcelo Teixeira, Diretor de Esportes da Serra
Após a realização das finais brasileiras nos Jogos da Juventude e nos Jogos Escolares Brasileiros, a unidade de ensino vencedora de cada modalidade poderá levar o nome do Brasil para os jogos sul-americanos e para o Mundial Escolar.
Comentários