Capixabas entre os melhores da robótica internacional
A equipe Pocadores Racing Team, do Sesi Jardim da Penha, conquistou 2 prêmios no World Finals 2024, na Arábia Saudita
Escute essa reportagem
Com a robótica, jovens estudantes capixabas estão aprendendo não somente sobre tecnologia, mas como lidar melhor com prazos curtos, a desenvolver mais a comunicação, e inclusive percebem a importância de se dedicarem mais aos estudos.
Tamanha dedicação faz com que eles estejam entre os melhores da robótica internacional. A equipe Pocadores Racing Team, do Sesi Jardim da Penha, por exemplo, representou o Espírito Santo e o Brasil no prêmio internacional F1 in Schools.
Na edição mundial, em Singapura, em 2023, a escuderia conquistou o prêmio de Escrutínio FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
Na última semana, os Pocadores participaram do World Finals 2024, realizado em Dhahran, na Arábia Saudita, e trouxeram dois prêmios para casa: categoria Nose Challenge (troca de bico mais rápida do carro) e categoria Identity Award (prêmio de identidade visual).
Aluno do Sesi Jardim da Penha, Arjan Petrus Bajocco Draaisma, 17 anos, conta que a maior dificuldade ao elaborar o projeto é a alta demanda de atividades em um curto período de tempo, assim como é na própria Fórmula 1.
“Entretanto, trabalhar sob pressão nos ajuda a nos preparar para o mercado de trabalho e ter mais facilidade com prazos e entregas. No meu caso, o maior aprendizado foi superar minha ansiedade social e timidez, fazendo com que hoje eu consiga me comunicar melhor do que nunca”, afirma.
Murilo Girondoli Cristelo, 18 anos, destaca a responsabilidade de representar a equipe e o compromisso de manter o alto nível.
“Antes de entrar na equipe eu fazia apenas o necessário para passar de ano, com a entrada dos Pocadores e do projeto F1 in Schools na minha vida, percebi que com dedicação e esforço eu poderia chegar muito longe”.
Seis alunos do Sesi Jardim da Penha, de 16 a 18 anos, e dois professores fazem parte da equipe.
“Cada time criou uma equipe de F1, incluindo seus setores: engenharia, marketing, mídias digitais, patrocínio, gestão e design”, afirmam a analista de Educação do Sesi Sheila Dias e o professor e técnico de Robótica Bruno de Castro.
Saiba mais
Aprendizado
Jovens estudantes capixabas aprendem a desenvolver outras competências, como gestão do tempo, além de Robótica. Eles estão entre os melhores da robótica internacional, como os Pocadores Racing Team.
Os Pocadores participaram do World Finals 2024, em Dhahran, na Arábia Saudita, e trouxeram dois prêmios: categoria Nose Challenge (troca de bico mais rápida do carro) e categoria Identity Award (prêmio de identidade visual).
Seis alunos, de 16 a 18 anos, e dois professores fazem parte da equipe.
Nessa competição, cada time deve criar uma equipe de F1, incluindo seus setores: engenharia, marketing, mídias digitais, patrocínio, gestão e design.
Na edição mundial, em Singapura, em 2023, a escuderia conquistou o prêmio de Escrutínio FIA (Federação Internacional de Automobilismo), o mais importante prêmio conquistado por uma equipe brasileira.
Fonte: Sesi e equipe.
Comentários