Moradores do ES passam a receber alertas de emergência pelo celular
Alertas de alagamentos e deslizamentos de terra vão ser enviados para os celulares dos moradores sem a necessidade de cadastro prévio
Escute essa reportagem
Os moradores do Espírito Santo passam a receber no celular alertas emitidos pela Defesa Civil sobre riscos iminentes de alagamentos, deslizamentos de terra e chuva de granizo, a partir desta quarta-feira (04). O aviso se sobrepõe a qualquer conteúdo que esteja sendo exibido na tela do aparelho e não é necessário realizar um cadastro prévio.
O sistema chamado Defesa Civil Alerta foi lançado pelo governo federal em agosto deste ano, mas foi ampliado para os estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil nesta quarta. No Espírito Santo, a ferramenta funciona de forma integrada aos recursos já utilizados pelo Sistema Alerta!ES.
Os alertas são enviados por meio da tecnologia cell broadcast, que permite o envio de mensagens simultâneas para vários usuários de celulares em uma área definida. O aviso chega em formato de pop up, contendo uma mensagem de texto informado o local, tipo de emergência e orientações aos moradores dessas regiões.
Caso o moradores esteja assistindo a um vídeo ou utilizando as redes sociais pelo celular, esse conteúdo é interrompido pela mensagem do Defesa Civil Alerta.
"A mensagem chegará para todos os aparelhos de telefonia móvel conectados às torres de telefonia da área considerada em risco emergencial. Para que os telefones recebam os alertas, é necessário que o aparelho esteja conectado à rede móvel local. Aparelhos em modo avião ou desligados não receberão a notificação", explica a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
Não é necessário realizar cadastro prévio ou baixar algum aplicativo para receber esses alertas do sistema Defesa Civil Alerta. Celulares fabricados até 2020 podem não receber o alerta por conta da tecnologia utilizada.
A implantação do Defesa Civil Alerta é coordenada pela Defesa Civil Nacional e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e executada por prestadoras de telefonia móvel. A operacionalização da ferramenta no Espírito Santo ficará a cargo da Defesa Civil Estadual.
Comentários