Andaraí conta histórias de cordel no Desfile das Escolas de Samba de Vitória
"Carlos Magno e os doze pares de França: imperador do sertão, soberano da esperança" foi enredo da escola
Escute essa reportagem
Com o sol nascendo a Andaraí entrou no Sambão do Povo, neste domingo (12), para o desfile do Grupo Especial do Carnaval de Vitória. Sexta agremiação a passar pela passarela do samba, a Cobra Venenosa de Santa Martha foi buscar inspiração no cordel, um clássico da literatura nordestina, para apresentar o enredo "Carlos Magno e os doze pares de França: imperador do sertão, soberano da esperança".
A batalha do monarca francês e os doze pares de França contra os mouros foi retratada na comissão de frente da escola. Coreografados por George Falcão, os 14 componentes contavam uma síntese da história da obra que tanto sucesso fez Brasil adentro.
Leia mais: MUG pega carona nos trilhos da história para homenagear Colatina
Boa Vista leva bom-humor para a avenida e faz homenagem a humoristas
Os bonecos mamulengos, que fazem parte da cultura popular nordestina, inspiraram as fantasias do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola, Marcos Paulo e Alana Marques. Os guardiões da dupla representavam os balões dos festejos juninos, tão tradicionais na região.
As congadas nordestinas, onde a batalha de Carlos Magno contra os mouros é comumente encenada, também passaram pelo Sambão do Povo.
As rendas e as mulheres renderas também foram representados na avenida.
Leia mais: Novo Império promove baile com reis e rainhas no Sambão do Povo
Veja como foi o desfile da Unidos da Piedade no Carnaval de Vitória
Comentários