X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Agro ES

Cooperativa de Cariacica fortalece agricultura familiar e gera renda no campo

Cooperativa formada por agricultores familiares em Cariacica produz 240 toneladas por ano de alimentos e derivados de banana


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Cooperativa de Cariacica fortalece agricultura familiar e gera renda no campo
Davi Dutra, presidente da CAFC-ES, mostra itens produzidos pela cooperativa. Frutas também vão para escolas |  Foto: Divulgação / Prefeitura de Cariacica

O cooperativismo tem impulsionado a agricultura familiar em Cariacica. Fundada em 2017, em Cachoeirinha, a Cooperativa de Agricultores Familiares de Cariacica (CAFC-ES) se tornou um modelo de sucesso na organização e comercialização da produção rural local.

Com 320 cooperados, a CAFC-ES envia semanalmente cerca de 60 toneladas de alimentos para diversos mercados, inclusive São Paulo e Rio de Janeiro. A estimativa anual passa as 240 toneladas.

Os principais produtos são bananas e seus derivados, mas a cooperativa também participa ativamente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), garantindo o fornecimento regular de verduras, legumes, frutas, pães e biscoitos para todas as escolas da rede municipal de Cariacica.

Segundo o presidente da CAFC-ES, Davi Dutra de Barcelos, a cooperativa foi resposta à uma necessidade. “Estávamos numa crise de banana e não compensava produzir. Foi quando nós montamos uma cooperativa de banana para fortalecer a venda dos agricultores”.

Os cooperados produzem doces, mariolas sem açúcar e itens com valor agregado, ampliando alcance e rentabilidade. Um dos destaques da cooperativa é o Grupo Sete M – Sete Mulheres, conhecido pela marca “Delícias de Cachoeirinha”. O grupo transforma a banana em bombons, chips, banana-passa, macarrão e até farinha.

Aos fins de semana, mantêm a tradicional “Venda dos Tropeiros”, na estrada principal da comunidade, um ponto de encontro de tradição e empreendedorismo.

No novo Mercado Municipal de Cariacica, um box cedido pela prefeitura foi destinado à venda de produtos da agricultura familiar, oferecendo aos produtores locais mais um ponto de comercialização. A iniciativa busca ampliar a visibilidade desses alimentos.

Para a professora e pesquisadora em desenvolvimento rural da Ufes, Ana Lúcia Monteiro, a CAFC-ES mostra o potencial do cooperativismo. “Mais do que gerar renda, as cooperativas criam redes de apoio e fortalecem a identidade dos territórios. Mostram que é possível produzir com qualidade, manter as pessoas no campo e conectar tradição à economia contemporânea”.

SAIBA MAIS

> Fundada em junho de 2017 na comunidade de Cachoeirinha, em Cariacica, a Cooperativa de Agricultores Familiares de Cariacica (CAFC-ES) nasce como resposta à crise enfrentada pelos produtores de banana.

> Com 320 cooperados, envia semanalmente cerca de 60 toneladas de alimentos para diversos mercados, inclusive São Paulo e Rio de Janeiro.

> Além da comercialização de bananas e derivados, a cooperativa atua no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), abastecendo todas as escolas municipais.

> Entre suas iniciativas está o Grupo Sete M – Sete Mulheres, criador da marca “Delícias de Cachoeirinha”, voltada à produção artesanal de itens à base de banana.

> A cooperativa mantém pontos de venda locais, como a tradicional “Venda dos Tropeiros” e um box no Mercado Municipal de Cariacica.

Fonte: CAFC-ES

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: