Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

TRIBUNA LIVRE

O que os consumidores esperam das empresas em 2021

| 30/06/2021, 10:45 h | Atualizado em 30/06/2021, 10:50
Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna


Ainda que longe de uma consciência ambiental sustentável, a pandemia nos trouxe algumas reflexões sobre padrões de consumo que permitam crescimento econômico sem detrimento ao meio ambiente.

Economia circular, reciclagem de produtos e sustentabilidade estão em foco, ainda mais neste mês em que é comemorado o Dia do Meio Ambiente. O radar está voltado para o Marketing Verde onde as estratégias e ações permeiam a consciência ecológica, preservação e sustentabilidade. É isso que os consumidores esperam das marcas.

De acordo com pesquisa realizada pela agência de pesquisa norte-americana, Union + Webster, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis e 70% não se importam em pagar a mais por isso.

Também chamado de ecomarketing ou marketing ambiental, produtos são repensados assim como seu modo de produção e postura diante da sustentabilidade. Porém, só discurso não basta. Atenção: Se você usar quaisquer um dos rótulos: “produtos verdes”, “eco-friendly”, “100% naturais”, “nossa produção não agride a natureza”, “usamos apenas materiais recicláveis”, entre tantos outros de cunho ecológico, isso tem que ser de fato realidade.

É necessário estar junto com a atitude de transformação e responsabilidade ao meio ambiente, social, cultural e econômica. Quer um exemplo top? A Adidas com seus tênis reciclados, feitos de plásticos encontrados no oceano. Em 2017, venderam 1 milhão de pares desta coleção dedicada a preservação dos mares.

Para adotar o marketing verde, a criatividade é premissa básica, mas algumas dicas podem ajudar. Dá uma olhada aqui:

- Lembre daquela soma da comunicação: a identidade tem de ser coerente com a imagem. Ou seja, seu negócio realmente carrega os ideais de defesa ao meio ambiente e sustentabilidade? Caso contrário, é preciso alinhar as suas ações com a imagem da marca.

- Faça realmente ações que contribuam com o meio ambiente. Use o Marketing Verde ao seu favor, com ações de inovação que gerem sustentabilidade e práticas de educação ambiental e reciclagem, o que vai levar a uma maior confiança do público.

- Também na sustentabilidade, use os 4 Ps do Marketing (preço, produto, praça e promoção), aliando os desejos dos clientes e a viabilidade da ecoeficiência, em todos os procedimentos e produtos.

- Menos matéria-prima no processo de produção para reduzir os resíduos, e claro, comunique isso de forma estratégia pelas redes.

- Sempre anexe logotipos e certificações ligadas ao tema verde. Participe dos eventos ambientais, sua marca mais projetos ecológicos é a identificação que precisa.

Como sempre digo, planejamento é tudo! Inclusive para projetos de marketing verde. Depois da empresa e a marca estarem conectadas com o mundo ecologicamente sustentável, é hora de pensar na comunicação e como contar para todos que você está preocupado e colaborando com nosso pequeno grande mundo.

Rafaela Andrade é mestre em Comunicação.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Tribuna Livre

Tribuna Livre, por Leitores do Jornal A Tribuna

ACESSAR Mais sobre o autor
Tribuna Livre

Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre