Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Dois voando

| 02/06/2021, 10:08 h | Atualizado em 02/06/2021, 10:17
Painel

Folha de São Paulo

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon

Secretário de João Doria (PSDB), Henrique Meirelles (PSD) não fecha as portas para uma aliança com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de quem foi presidente do Banco Central.

Ao Painel ele diz preparar sua candidatura ao Senado por Goiás, mas não há garantia de que estará na chapa do governador Ronaldo Caiado (DEM), como era a ideia inicial.

Em tom de campanha, ele exalta realizações na era petista e afirma que seus resultados em São Paulo superam os do governo Bolsonaro.

Recaída
“Eu acho que tudo isso é muito prematuro, vai depender, inclusive, da terceira via, do resultado das prévias do PSDB”, diz Meirelles sobre ser vice de Lula, informação que circulou recentemente.

Lá e cá
“Eu trabalhei com o então presidente Lula por oito anos, no período em que o Brasil cresceu de forma extraordinária. Por outro lado, estou trabalhando muito bem com o governador Doria”, completa.

Torcida
O secretário diz que, se Doria vencer as prévias do PSDB, a terceira via pode, sim, abalar a polarização entre Lula e Bolsonaro. “Se for um candidato forte, por exemplo João Doria, o quadro pode se alterar”, afirma, apostando que o chefe crescerá nas pesquisas.

Lição de casa
Caso seja candidato, Meirelles deve deixar o governo paulista em abril. Sobre o crescimento trimestral de 1,2% do PIB do País, afirma: “O estado cresceu 6% desde 2019, e o Brasil simplesmente volta onde estava. É relevante, mas São Paulo mostra que é possível fazer mais”.

Sem...
A vereadora bolsonarista Sonaira Fernandes (Republicanos) protocolou uma ação popular para tentar barrar a realização do festival São Paulo Sem Censura, que será promovido pela prefeitura entre 3 e 6 de junho.

...censura
Na decisão em que indeferiu o pedido de liminar, o juiz José Cordeiro Rocha apontou que a própria Sonaira pode estar incorrendo em tentativa de censura. Ele escreveu que acolher a ação seria temerário e poderia representar indevida ingerência do Judiciário no Executivo ou levar à censura prévia da produção artística ou da livre manifestação do pensamento.

Agenda
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) participa hoje de uma live com Dora Cavalcanti, pré-candidata ao comando da OAB-SP, e o advogado Augusto Arruda Botelho, na série Liberdade 65.

Tomado
O comitê científico do Consórcio Nordeste afirma no seu último boletim, de 31 de maio, que a Covid-19 se espalhou pelo interior de todos os estados da região, mas que, no momento, não é possível confirmar nem descartar a chegada de uma terceira onda.

Cuidados
“Tudo vai depender do comportamento da sociedade, mas os governos e as prefeituras não devem afrouxar as restrições e devem manter as campanhas públicas de distanciamento social e higienização”, diz o boletim.

Acelera
O documento também expõe a preocupação do comitê com o ritmo da vacinação e mostra que, em 22 de maio, em 7 dos 9 estados da região, o cenário era de tendência de crescimento da pandemia. Apenas Alagoas apontava para queda nos casos, e Ceará permanecia estável.

Nada
O ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) diz que não há “uma única prova concreta” de sua participação nos crimes investigados pela operação Calvário ao rebater o promotor Paulo Octávio Neto, que ao Painel criticou o envio do processo do político para a Justiça Eleitoral. “Operação filha do lava-jatismo, que ainda impera no Brasil”, diz Coutinho.

Sem...
O Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) enviou carta ao presidente do Fórum dos Governadores, Wellington Dias (PT-PI), na qual classifica como inoportuna e desaconselhável a realização no Brasil de qualquer campeonato esportivo capaz de gerar aglomeração, como a Copa América.

... condição
A carta é assinada por Carlos Lula, presidente do Conass e secretário de Saúde do Maranhão. O documento diz que as aglomerações promovidas pela Copa América poderão espalhar variantes da Covid-19 pelo País. Os secretários manifestam temor especialmente em relação à possível disseminação da variante indiana.

Tiroteio
“Com milhões em insegurança alimentar e desemprego em alta, pergunto a quem comemora: você come PIB?”

De Eduardo Moreira, economista, sobre crescimento de 1,2% do PIB do Brasil na comparação trimestral, acima do previsto pelo mercado.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel