Um flash
Folha de São Paulo
Siga o Tribuna Online no Google
Os ministros Marcelo Queiroga (Saúde) e Gilson Machado (Turismo) simularam uma entrega de concentradores de oxigênio em Santa Cruz do Capibaribe, no agreste pernambucano, no domingo.
Os equipamentos haviam sido comprados e entregues pelo governo estadual dias antes, mas aparecem em foto postada por Machado como tendo sido enviados pela gestão de Jair Bolsonaro.
Ao Painel o prefeito da cidade confirmou o envio dias antes pelo Executivo do estado.
Foi ele
“É o concentrador que tinha (que aparece na foto). Na verdade, recebemos o concentrador do governo do estado. Fica a polêmica de quem que deu e, enfim, recebemos cinco concentradores do governo do estado”, diz Fabio Aragão (PP), prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, única cidade de Pernambuco em que Bolsonaro venceu no 2º turno nas eleições de 2018.
Konfusion
Livia Borba, secretária de Saúde da cidade, diz ter alertado os ministros de que o concentrador que aparece na foto havia sido fornecido pelo governo estadual, mas que não acredita que tenham agido por mal. “Como o governo federal também vai mandar, acho que pensaram que já eram os deles. Mas aqueles eram do estado”, afirma.
Só isso
Os ministros viajaram ao agreste após a administração Paulo Câmara (PSB) solicitar mil cilindros de oxigênio, 500 concentradores e 200 mil testes para Covid-19. O estado de Pernambuco registrou nas últimas semanas alta no número de casos de Covid-19 e reforçou as medidas restritivas. O Ministério da Saúde anunciou que enviará 148 concentradores.
Silêncio
Procurado pelo Painel, o Ministério da Saúde não enviou resposta. Em nota, a gestão Câmara diz que mandou 149 concentradores na semana passada para os municípios do interior, inclusive cinco para Santa Cruz do Capibaribe, e afirma que não teve retorno do ministério da Saúde sobre suas demandas.
Pode...
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), diz ao Painel que não vê problemas na realização da Copa América na capital, desde que respeitados os protocolos estabelecidos pela vigilância sanitária. “Teremos a F-1 em novembro aqui”, afirma.
...vir
Vereadores da bancada do Psol enviaram ofício ao prefeito solicitando que vete possível realização de jogos da Copa América na cidade. Eles falam em crime sanitário.
Discurso
Mesmo após a comissão de prévias do PSDB propor dar mais peso a quem tem mandato, o que contraria João Doria (PSDB), aliados do governador de São Paulo insistem no voto direto. O texto ainda precisa ser aprovado pela executiva nacional em reunião marcada para o dia 8.
Novo Round
“O voto universal é o justo. Tem espaço para discussão na executiva”, diz Marco Vinholi, secretário de Doria e presidente do PSDB-SP. O tesoureiro da sigla, Cesar Gontijo, aliado do governador, afirma que irá propor na reunião o voto com pesos iguais.
Verão passado
Dirigentes do partido afirmam, porém, que a tendência é que a versão final mantenha a diferença entre militantes e políticos. O último embate na executiva, sobre expulsar Aécio Neves (MG), Doria perdeu de 30 a 4.
Largada
O ex-senador José Aníbal (SP), que coordenou a comissão das prévias, diz que a proposta é democrática. “Vai estimular o debate e a ação de mobilização e conquista de votos pelos pré-candidatos”.
Limite
A vereadora Erika Hilton (Psol-SP) e o deputado distrital Fábio Felix (Psol-DF) enviaram à Procuradoria-Geral da República uma notícia crime contra o presidente Jair Bolsonaro por ter chamado o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) de “saltitante” em live da última quinta.
Registro
O deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), que faz parte de força-tarefa contra festas clandestinas, denunciou ao Ministério Público e à Polícia Civil, ontem, ameaças de morte feitas contra ele em um grupo de organizadores dos eventos.
Tiroteio
“Nós queremos e precisamos urgentemente das vacinas contra a Covid-19, e não da Copa América.”
De Walter Casagrande, comentarista esportivo e ex-jogador de futebol, sobre o anúncio de que a competição será realizada no Brasil.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo