Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Lupa

| 29/05/2021, 11:59 h | Atualizado em 29/05/2021, 12:01
Painel

Folha de São Paulo

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon

O Ministério Público do Trabalho em Brasília abriu procedimento para apurar suposto assédio moral praticado por Mario Frias contra servidores e terceirizados da Secretaria Especial de Cultura do governo federal.

O MPT recebeu duas denúncias após a Folha mostrar relatos de ofensas contra funcionários e o uso de arma na cintura por Frias. O clima na secretaria teria pesado para que a advogada Andrea Paes Leme, número 2 no órgão, anunciasse sua saída ontem.

Mais?
O clima na secretaria teria pesado para a saída da advogada Andrea Paes Leme, número 2 no órgão. O movimento foi visto como a abertura de espaço para mais radicalização em uma pasta com atuação marcada pelo extremismo.

Candidatos
Isso porque os dois mais cotados para assumir a vaga de Paes Leme, considerada basicamente técnica, fazem parte da ala ideológica.

Dois
Disputam o cargo o bolsonarista Hélio Ferraz, diretor de Políticas Audiovisuais e produtor-executivo do extinto game show A Melhor Viagem, estrelado por Frias, e Felipe Carmona, ex-assessor do deputado estadual Gil Diniz (PSL-SP), o Carteiro Reaça.

BBB
Pesquisa do Instituto DataSenado mostra que 73% dos 2,5 mil entrevistados têm acompanhado os trabalhos da CPI da Covid. Desse total, 24% dizem monitorar com frequência as audiências e temas relacionados à comissão – os outros 49% falaram que acompanham a apuração, mas com pouca frequência.

Pop
Questionados se concordam com a criação da CPI, 75% dizem que sim, e outros 20% afirmam discordar. Todos os ouvidos pelo DataSenado são maiores de 16 anos e falaram aos pesquisadores por telefone entre os dias 11 e 13 de maio.

Crítico
Geraldo Resende, secretário de Saúde do Mato Grosso do Sul, diz que o estado atravessa o pior momento do combate à Covid-19 desde o começo da pandemia no Brasil, com tendência de piora.

Cenário
O secretário afirma que há falta de leitos em todas as regiões do estado, com média móvel de casos altíssima e a taxa de transmissão crescendo continuamente nas últimas semanas. “As recomendações dos secretários municipais de Saúde são superadas por orientações de autoridades que não são da área e teimam em não usar máscara, em se aglomerar e inclusive em não se vacinar”, diz ele.

Pouco
O Governo de São Paulo afirma que o Ministério da Saúde enviou 19.999 doses de vacinas para aplicar nos trabalhadores do transporte aéreo do estado, cerca de 33 mil a menos que o necessário para imunizar todos do setor.

Não deu
A gestão João Doria (PSDB) começou a imunizá-los ontem, mas concentrou as doses apenas em parte dos funcionários dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Congonhas. As equipes do Campo de Marte e demais aeroportos do estado ficaram de fora por enquanto.

Garantia
O presidente da Sabesp, Benedito Braga, afirma que, apesar do alerta de risco hídrico, não há chance de falta de água na região metropolitana de São Paulo nos próximos meses. “Nenhum dos nossos reservatórios é usado para gerar energia. Então, são problemas distintos”, disse.

Trauma
Braga afirma que, desde a crise de racionamento de água no estado em 2014, novas obras interligaram os sistemas de abastecimento e a população diminuiu seu consumo. “Neste ano temos uma situação climática desfavorável, óbvio, mas o que foi feito nos dá sossego e tranquilidade”, completa, ressaltando que economizar é importante de qualquer forma.

Martelo
O Metrô leiloou ontem o terreno em que está a sede do Sindicato dos Metroviários de SP, na zona leste da cidade. Ele foi arrematado por R$ 14,4 milhões pela empresa UNI 28 SPE, criada por Marco Antonio Melro, da construtora Porte, conhecida pelos altos prédios na região.

Atrito
Os metroviários acusam o governo de vender o terreno para fazer pressão durante campanha salarial. A gestão Doria diz que a comercialização de terrenos tem o objetivo de manter a saúde financeira do Metrô. “Não acreditavam que teríamos coragem, e isso é o que não nos falta”, diz Alexandre Baldy, secretário estadual de Transportes.

Tiroteio
“A manifestação não era um passeio, era um ato político. Não acredito que o Exército vai se permitir tamanha humilhação.” De Jandira Feghali (PCdoB-RJ), deputada federal, sobre participação do general da ativa Eduardo Pazuello em ato com Jair Bolsonaro.

Publicação simultânea com a Folha de São Paulo

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel