Trem bão
Folha de São Paulo
Siga o Tribuna Online no Google
O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) afirmou que, após duas reuniões com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos últimos dias, topou abraçar a candidatura ao governo de Minas Gerais para garantir palanque ao petista no segundo maior colégio eleitoral do País.
Os dois conversaram em encontros em Brasília e São Paulo. A missão do deputado, segundo dirigentes petistas, é resgatar a imagem do partido entre os mineiros e estudar saídas para a crise financeira do estado.
Garrado
“Topei já. A ideia é colocar o time na rua para candidatura a governo mesmo”, diz o deputado, que inicialmente buscou Lula com a intenção de concorrer ao Senado. Lopes afirma que foi incentivado pelo ex-presidente a se apresentar como candidato.
Calma, sô
Demais petistas mineiros apontam, contudo, que há diversos cenários possíveis, como lançar outros nomes da sigla ou até participar da chapa do prefeito Alexandre Kalil (PSD) ao governo.
Negativo
Aliados de Kalil não veem vantagem eleitoral na parceria petista e dizem que essa possibilidade é remota.
Uai
Reginaldo não descarta formar alianças, mas pondera em relação a Kalil. “É um bom comunicador e ficou do lado da ciência, mas ainda lhe faltam capacidade de gestão e criatividade para resolver problemas, teria que fazer uma revisão programática”, diz.
Marte
Conselheiro de Bolsonaro e responsável pelo cálculo de que no Brasil não haveria mais do que mil mortos pela Covid-19, Osmar Terra (MDB-RS), que é médico, levará no currículo previsões equivocadas não só na área da saúde. Em 2019, o então ministro da Cidadania discursou no lançamento do programa “Em Frente Brasil”, de combate à criminalidade violenta.
Júpiter
Na ocasião, previu um resultado surpreendente em poucos meses e manifestou alegria de “estar em um momento histórico de mudança no Brasil”. Ao enaltecer a “coragem” de Bolsonaro, afirmou: “Vamos certamente, em pouco tempo, dever ao Presidente a maior redução da violência e da criminalidade desse País”.
Lua
Como a Folha mostrou no domingo, a fase piloto do “Em Frente Brasil” terminou em abril em meio a sucessivos atrasos, esvaziada e sem impactar de forma significativa os homicídios nas cinco cidades em que atuou.
Posição
Em encontro com João Doria (PSDB), na tarde de ontem, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu uma candidatura do partido em 2022 e a realização de prévias. A sinalização vem após almoço entre FHC e Lula (PT), ato criticado por tucanos como um banho de água fria na terceira via.
Mesmo time
Segundo aliados do governador, FHC concordou com a opinião de Doria a respeito das prévias, de que a votação deve ocorrer em outubro e de que os filiados devem ter o mesmo peso no voto.
Calábria
Considerado um dos três criminosos mais procurados da Itália, Rocco Morabito, líder da máfia calabresa 'Ndrangheta, foi preso pela Polícia Federal ontem em João Pessoa, após investigação conjunta entre Brasil e Itália.
Narco
A ordem de prisão foi expedida pelo Supremo Tribunal Federal. A 'Ndrangheta é uma das maiores organizações criminosas do mundo e tem aparecido com frequência em investigações da PF contra o narcotráfico.
Quem
As deputadas federais Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e Fernanda Melchionna (PSOL-RS) pediram informações ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, sobre os custos com a segurança de Jair Bolsonaro durante passeio de moto no Rio.
Pagou?
Em requerimento protocolado na Câmara ontem, elas questionam quantos servidores da PF participaram, se agentes da Abin foram utilizados e quais foram os protocolos sanitários adotados na manifestação.
Fome
Centrais sindicais, o MST e a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares) realizam amanhã o ato #600ContraFome. O objetivo é defender o aumento no valor do auxílio emergencial para R$ 600 “como forma de frear a fome e a pobreza no Brasil”.
Tiroteio
“Quatrocentos e cinquenta mil mortos, desemprego recorde e pobreza crescendo. E o Presidente passeando de moto. É um tapa na cara.”
De Alessandro Molon (PSB-RJ), deputado federal, sobre o passeio de Jair Bolsonaro, no Rio de Janeiro, no domingo.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo