Despacito
Folha de São Paulo
Siga o Tribuna Online no Google
A Procuradoria-geral da República ainda não se manifestou na notícia-crime encaminhada ao Supremo Tribunal Federal pelo delegado Alexandre Saraiva.
Nela, o desafeto de Ricardo Salles (Meio Ambiente) acusa o ministro de atuar em favor dos madeireiros com cargas apreendidas em investigações. Após receber o material do gabinete de Cármen Lúcia, a PGR cobrou explicações do chefe do Meio Ambiente, mas ainda não devolveu sua posição à ministra.
Embora casos distintos, o mesmo tipo de suspeita, dessa vez relacionada a exportadores de madeira, levou a PF a realizar busca e apreensão em endereços de Salles nessa quarta (19).
Discrição
O ministro do STF Alexandre de Moraes, relator do inquérito sobre irregularidades nas exportações de madeira, não pediu manifestação da PGR para autorizar as buscas contra Salles e servidores do Meio Ambiente. Em sua decisão, ele pediu à PF que informasse apenas após o fim das diligências.
Mais embaixo
Ao menos um dos crimes creditados por Saraiva a Salles, o de advocacia administrativa, também é investigado na operação Akuanduba. Embora envolva possíveis irregularidades ambientais, o caso é conduzido na PF pela delegacia que cuida de crimes contra a administração pública.
Mosca na...
O delegado Saraiva, que foi tirado da chefia do Amazonas após denunciar Salles ao STF, postou em sua conta no Twitter mensagens com referências as buscas nos endereços de Salles.
...sopa
Saraiva citou a música de Raul Seixas, o livro “Por Que as Nações Fracassam” (do economista Daron Acemoglu e o cientista político James Robinson) e destacou a importância das instituições atuarem com autonomia.
...Salmo 96
Saraiva citou versículo da Bíblia no qual diz: “Regozijem-se os campos e tudo o que neles há! Cantem de alegria todas as árvores da floresta”.
Fora...
O deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), líder da minoria na Câmara, ingressou com pedido na Justiça Federal do Distrito Federal para que suspenda a nomeação do ministro Salles.
...já
Na ação popular protocolada ontem, o deputado do Psol também pede, em caráter liminar, que Salles seja afastado imediatamente até o julgamento definitivo por desvio da finalidade do papel de ministro do Meio Ambiente.
Vou não
Jair Bolsonaro informou aos organizadores que não vai à Olimpíada de Tóquio, entre julho e agosto. Desde 2004 o presidente da República não fica de fora de uma cerimônia de abertura dos Jogos. Lula esteve em Pequim-2008, assim como Dilma em Londres-2012.
Fuga da vacina
Se fosse, Bolsonaro provavelmente seria o único não vacinado já que o COI (Comitê Olímpico Internacional) enviou imunizantes para toda delegação. O ministro da Cidadania, João Roma, é um dos cotados para representar o Brasil em Tóquio.
Venha a nós
O deputado Célio Studart (PV-CE) protocolou um requerimento na Câmara em que pede convocação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e de Eduardo Bim, presidente do Ibama afastado por decisão do Supremo Tribunal Federal.
Presença
Os dois foram alvos da operação Akuanduba, deflagrada pela Polícia Federal ontem e que mira irregularidades na liberação de madeira exportada pelo Brasil.
Esclareça
Studart pede que Salles e Bim compareçam à comissão de Meio Ambiente para “explicar as gravíssimas denúncias” apuradas na operação e como funcionam os “sistemas de controle e fiscalização do Ibama, principalmente aqueles voltados para a exportação de madeiras”.
Castigo
Pesquisa do Instituto DataSenado mostra que 92% dos brasileiros são favoráveis à punição para quem divulga notícia falsa sobre a vacina contra a Covid-19 – outros 5% são contra e o restante não soube opinar. Foram ouvidas 2.500 pessoas de vários estados do país por telefone, entre os dias 11 e 13 de maio, dentro de uma consulta maior sobre a opinião dos brasileiros a respeito da CPI em andamento no Senado.
Tiroteio
“Em meio à péssima atuação e ao inquérito, já deveria estar fora há muito tempo. Não faz jus ao cargo.”
De Rodrigo Agostinho (PSB-SP), deputado, sobre a operação da PF que investiga o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo