Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Aliança

| 17/05/2021, 09:11 h | Atualizado em 17/05/2021, 09:21
Painel

Folha de São Paulo

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon

Em julho e agosto de 2019, o então vereador Ricardo Nunes (MDB) participava das negociações com aliados de Bruno Covas (PSDB) para que seu partido apoiasse a reeleição do prefeito. Durante reunião, perguntou se seria petulância pedir que fosse considerado para vice.

Meses depois o tucano descobriria o câncer, o que fez com que as ofertas de chapas eleitorais se multiplicassem. O interesse prévio de Nunes pesou a seu favor na definição final, dizem os amigos de Covas que participaram da costura.

Zero
“Só pensava em política pública. Era a vida dele. Não deixa nada de patrimônio, morava em apartamento de 70 metros quadrados alugado, e nenhum escândalo ou condenação”, diz Orlando Faria, secretário de Habitação e homem de confiança de Bruno Covas na Prefeitura de São Paulo.

Sem...
Aficionado pela articulação política, Bruno Covas recebeu tucanos no hospital para falar da migração de Rodrigo Garcia para o PSDB, que ele ajudou a concretizar.

...Parar
Faria recebeu série de mensagens de Covas sobre o tema no celular quando o prefeito já estava sedado, na última sexta-feira. O celular do prefeito provavelmente havia desligado antes que as mensagens fossem transmitidas e foram disparadas depois que ele foi religado.

Centro
“No momento em que o País vai pedir uma liderança de centro, do diálogo, ele seria uma das opções em futuro próximo”, diz Faria.

Promessa
Economista-chefe da XP e ex-secretário municipal da Fazenda, Caio Megale afirmou ao Painel em julho de 2020 que via Covas como político de potencial para a Presidência (o que a coluna não publicou à época).

Seca
“Pragmático. Tinha capacidade de liderança, tomava as decisões que precisava e com embasamento técnico. Eu fazia contas e via que ele não precisaria abandonar mandatos, que é algo que desgasta. Teria tempo para virar um superlíder quando temos escassez de novas lideranças”, diz Megale.

Tradição
Inicialmente, amigos e familiares falaram sobre a cremação de Bruno Covas na Vila Alpina, em São Paulo. O filho Tomás, de 15 anos, no entanto, defendeu um enterro em Santos, cidade de importância histórica para a família, o que aconteceu.

Laço
Bruno Covas e Tomás compartilhavam a torcida pelo Santos. Em janeiro, acompanharam a final da Libertadores juntos no Maracanã.

Lembra...
A CPI da Covid promoverá reencontro na quinta-feira entre Mayra Pinheiro, secretária do Ministério da Saúde conhecida como “capitã da cloroquina”, e seu padrinho político, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

...De mim
Mayra, que ganhou o apelido pela defesa enfática de medicamentos sem eficácia para a Covid-19, foi candidata ao Senado em 2018 pelo PSDB no Ceará com apoio de Jereissati. Ela não foi eleita.

Mudada
Desde então, Mayra e Jereissati se distanciaram. Ela voltou ao partido Novo e virou apoiadora do governo Jair Bolsonaro, em relação ao qual o tucano tem feito oposição.

Desmascarado
O senador Alexandre Giordano (PSL-SP), que assumiu o cargo após a morte de Major Olímpio de Covid-19, entrou no hospital Sírio Libanês sem máscara na sexta-feira. Ele diz que estava visitando Bruno Covas e Tomás.

Susto
“Conturbado com a situação, e sem esperar que a imprensa ali estivesse, para entrar rapidamente acabei não colocando a máscara, que estava em meu bolso, colocando-a posteriormente”, afirma.

O que digo
Na última quarta, ele abaixou a máscara até o queixo para falar na CPI da Covid. “Sou a favor de todas as medidas de proteção, inclusive uso da máscara e o distanciamento social”, afirma Giordano.

Agenda
O embaixador da China, Yang Wanming, confirmou reunião com o Fórum de Governadores para quinta-feira para tratar do cronograma de entrega de insumos para produção de vacinas para o Butantan e para a Fiocruz. Os gestores estaduais também querem tratar de pedido feito anteriormente de 30 milhões de vacinas da chinesa Sinopharm.

Tiroteio
“Perda irreparável, além de derrota da minha geração política, identificada com sua liderança na visão inclusiva e moderada”

De Fabio Lepique, secretário da Prefeitura de São Paulo, sobre a morte do amigo e correligionário Bruno Covas.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel