36 presos não retornaram para a prisão após "saidinha do Dia das Mães"
Escute essa reportagem
Pelo menos 36 presos, que receberam o benefício da "saidinha do Dia das Mães", não retornaram para os presídios do Espírito Santo. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Justiça, responsável por administrar os presídios.
Segundo a Sejus, 1.528 internos do regime semiaberto receberam o benefício este ano e puderam deixar os presídios entre os dias 5 e 12 de maio.
Como não cumpriram as regras da "saidinha", estes 36 presos passam a considerados foragidos da Justiça e passarão por regressão de pena.
O benefício da "saidinha do Dia das Mães" está previsto na Lei de Execução Penal e é concedido pelo Poder Judiciário. São seis saídas autorizadas no ano, sendo Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal e Ano Novo.
Já os presos que retornaram às unidades prisionais, passarão por uma triagem em área de isolamento e ficarão em quarentena por conta da covid-19.
Em outubro do ano passado, 1.341 presos foram beneficiados com a saída temporária do Dia das Crianças, mas 34 detentos não retornaram aos presídios. Já no Dia dos Pais de 2020, 1.114 presos foram liberados e 29 não retornaram aos presídios.
Comentários