Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Tsunami

| 05/05/2021, 08:42 h | Atualizado em 05/05/2021, 09:00
Painel

Folha de São Paulo

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon

Os secretários estaduais de Saúde pedem a Marcelo Queiroga que adote urgentemente medidas restritivas nas fronteiras do País para evitar que novas variantes do coronavírus cheguem ao Brasil.

A principal preocupação no momento é com a cepa indiana, que está se espalhando rapidamente e pode ser mais perigosa. Os gestores querem que o ministro torne obrigatória quarentena de 14 dias para viajantes oriundos de locais com alta prevalência de variantes ou maior risco epidemiológico.

Arrebentação
Secretários ouvidos pelo Painel afirmam que o Brasil ainda vive a segunda onda do coronavírus, com um cenário de estabilização, mas que a chegada de uma variante nova pode deixar o País ainda mais vulnerável para uma terceira onda.

Providências
Um ofício com os pedidos de ações foi enviado pelo Conass, conselho de secretários de Saúde, a Queiroga na segunda-feira.

Colapso
A Índia vive situação de horror na segunda onda, com falta de leitos e insumos e recordes de mortes. A nova variante foi identificada também em mais 16 países.

Desagravo
Associações e sindicatos da indústria farmacêutica elaboraram um manifesto em apoio à Anvisa devido à pressão recente que ela tem sofrido após ter rejeitado pedidos de aval à importação da vacina Sputnik V. O texto diz que há um esforço “excepcional” sendo feito para dar respostas rápidas e seguras.

Preocupação
A comoção geral por causa do estado de saúde de Bruno Covas (PSDB) também se refletiu nas redes sociais. O tucano foi a personalidade política mais buscada nas últimas 24 horas no Google. Na capital paulista, o nome dele foi buscado quatro vezes mais que o de Bolsonaro, por exemplo.

Crachá
As buscas pelo vice Ricardo Nunes (MDB) também aumentaram, mais de 4.700%, com perguntas sobre quem é ele, qual partido, onde mora e qual seu patrimônio. Os dados são do Google Trends.

Amigo de fé
O vice-presidente da CPI da Covid, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), quer que o ministro Paulo Guedes (Economia) explique episódio em que disse que um “amigo da Inglaterra” poderia disponibilizar ao Brasil 40 milhões de testes de Covid por mês. Os testes nunca vieram. O ministro foi alvo de acusações de Luiz Henrique Mandetta ontem.

Autoria
O Ministério Público Federal recebeu o relatório final da investigação envolvendo o assessor para assuntos internacionais da Presidência, Filipe Martins. O auxiliar de Bolsonaro foi indiciado pela Polícia do Senado e, agora, o MPF terá que decidir se denuncia Martins ou se opina pelo arquivamento.

Flagrado
A apuração concluiu que os gestos feitos às costas do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), em 24 de março, tinham conotação racista.

Xadrez
Martins foi indiciado com base no artigo 20 da lei 7.716/1989, que fala em pena de reclusão de um a três anos. O inciso 2º do artigo diz que a pena passa a ser de dois a cinco anos caso os crimes sejam cometidos por intermédio de meios de comunicação ou publicação de qualquer natureza.

Peso
O novo chefe da Polícia Federal em São Paulo, Rodrigo Bartolamei, tomará posse hoje com a presença do diretor-geral do órgão, Paulo Maiurino, e do ministro da Justiça, Anderson Torres. O governador João Doria (PSDB-SP) foi convidado no início da noite de ontem, mas não comparecerá.

Trocas
Bartolamei estava lotado no GSI (Gabinete de Segurança Institucional) antes de ser escolhido. Ele foi nomeado para substituir Dennis Cali, que estava havia menos de um mês no cargo. Pelo menos 10 superintendências devem passar por mudanças com a chegada de Maiurino.

Braço...
Doria escolheu seu secretário particular, Wilson Pedroso, como coordenador de campanha para as prévias do PSDB, marcadas por enquanto para outubro.

...direito
Pedroso ajudou o tucano a vencer as prévias do partido na eleição para a prefeitura de SP, em 2015, e ao governo do estado, em 2018. Recentemente, coordenou a campanha de reeleição de Covas.

Tiroteio
“É desumano especular mudanças na administração Covas enquanto o prefeito se recupera. Ricardo é interino, e leal.”

De Jorge Caruso (MDB-SP), deputado, sobre pressão em Ricardo Nunes (MDB) para que o partido tenha mais espaço na Prefeitura de São Paulo.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel