Resposta
A Procuradoria-Geral da República encaminhou ofício a governadores acusando-os de fazer mau uso do dinheiro público. O Painel teve acesso a dois dos documentos, ambos assinados pela subprocuradora Lindora Araújo.
A peça aborda suspeitas que têm sido levantadas pelo presidente Jair Bolsonaro sobre desvios de verbas federais no combate à pandemia. Governadores veem o ato como um contra-ataque à criação da CPI da Covid, que mira a omissão do governo federal.
Em branco
A PGR já tinha enviado questionamento há alguns dias, mas afirma que as respostas não tinham sido satisfatórias. Na primeira vez, o órgão não havia feito acusações contra os estados.
Dedo
Na pergunta de número 4 do novo ofício, a subprocuradora afirma que a desativação de hospitais de campanha teria causado “prejuízo ao erário, não só em relação às vidas com a falta atual de leitos como o decorrente da verba mal utilizada.”
Detalhe
Lindora não indica quais provas possui sobre os prejuízos causados pelo suposto mau uso das verbas.
Adesão
No item 3, a subprocuradora aborda as suposições que têm sido feitas por Bolsonaro sobre o dinheiro federal enviado para o combate à pandemia ter sido utilizado para outros fins pelos governadores.
Laços
O deputado Marcelo Álvaro Antonio (PSL-MG) enviou representação à PGR em que argumenta que como o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), é filho de Renan Calheiros (MDB), o senador deve ser impedido de ocupar o posto de relator da CPI.
Futuro
O colegiado seria instalado na próxima quinta (22).
Pode…
Os governadores do Nordeste vão entregar um documento ao embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, em que apresentam compromissos de preservação do meio ambiente.
…cobrar
Entre os pontos principais está a garantia de manutenção da cobertura vegetal atual da Mata Atlântica e caatinga nos estados, e também do cerrado baiano e da Amazônia maranhense.
Limite
A Cúpula de Líderes sobre o Clima, mobilizada por Joe Biden, começa na quinta-feira (22) e é vista como última chance para Bolsonaro mostrar preocupação ambiental para os EUA.
Vale tudo
Apoiadores extremistas de Jair Bolsonaro estão convocando nas redes sociais uma manifestação para 1º de maio para sinalizar que o presidente pode fazer o que quiser que contará com apoio. Eles desejam principalmente que Bolsonaro aja contra o Supremo Tribunal Federal.
Calhou
As bolsonaristas Carla Zambelli (PSL-SP) e Bia Kicis (PSL-DF) estão anunciando atos para o mesmo dia. A primeira, pela reabertura do comércio em SP. A segunda, pelo voto impresso.
Nem sei
Kicis diz ao Painel que pediram que gravasse vídeo sobre marcha pró-voto impresso e que não sabe do que se trata o movimento “eu autorizo”.
Zambelli afirma que apoia manifestações desde sempre e que estará sempre ao lado do povo.
Tiririm
Lula telefonou para Paulinho da Força (Solidariedade-SP) e demais membros da Força Sindical na sexta-feira (16) para dizer que começará a fazer viagens e que precisará do apoio do grupo para conseguir se aproximar de políticos do centro.
Protegido
Como mostrou o Painel, Lula tem dito a correligionários que uma frente ampla precisa de partidos de centro, como o PSD.
Stop
A Justiça barrou a tentativa de um vereador do PT de paralisar as mudanças que o Ministério da Infraestrutura pretende fazer no porto de Santos (SP).
Para a juíza do caso, o petista Chico Nogueira tentou se valer de uma ação popular para defender os interesses de uma empresa atingida pelas propostas da União, a Marimex.
Outro lado
Além de vereador, Nogueira é dirigente do sindicato que representa operadores portuários de São Paulo e funcionário licenciado da empresa.
A Marimex afirma que soube da ação pela imprensa, mas avalia que a juíza desconsiderou o fato de Nogueira estar licenciado.
Tiroteio
“Incluir magistrados na reforma é o mesmo que escrever na Constituição que, a partir de agora, vale tudo”
De Campos Machado (Avante-SP), deputado estadual, sobre Bia Kicis (PSL-DF) dizer que juízes deverão entrar na reforma administrativa.