Governadores temem falta de segunda dose
Estado de São Paulo
Diante de um cenário de provável escassez de vacinas em abril, há um temor entre governadores de falta de doses para a segunda aplicação.
Por isso, gestores do Nordeste enviaram um ofício ao Ministério da Saúde solicitando mudança na recomendação: a ideia deles é que as próximas remessas sejam usadas na segunda etapa da vacinação.
“Estamos em alerta. Se nós não tomarmos cuidado, vamos ter falta de vacina para a aplicação da segunda dose. Sem isso, não completa a imunização”, disse Wellington Dias (PT), governador do Piauí.
Rareou. Em março, o Brasil teve um volume maior de vacinas e a maioria foi aplicada na primeira dose. A segunda da Coronavac, por exemplo, deve ser aplicada em 28 dias, ou seja, abril. Se a pessoa não recebê-la, é como se não valesse de nada a primeira.
Vamo lá? Secretários de saúde estaduais e municipais aumentaram a pressão em cima da Fiocruz. Reservadamente, se queixam da demora do laboratório em “engatar” um volume alto e constante de produção das vacinas da AstraZeneca.
Torta de climão. O assunto foi discutido em uma reunião tensa com representantes do Ministério da Saúde, dos conselhos de secretários de saúde estaduais e municipais (Conass e Conasems), do Butantan e da Fiocruz. Segundo relatos, o encontro teve direito a bate-boca e murro na mesa.
Todo ouvidos. O relator no Senado do polêmico projeto de quebra de patentes de vacinas e medicamentos da Covid-19, Nelsinho Trad (PSD-MT), fará uma rodada de conversas com diplomatas dos países do Brics e dos Estados Unidos.
Meio... Em reunião com o novo chanceler, Carlos França, Kátia Abreu (PP-TO) pediu ajuda na interlocução com o Ministério da Saúde para intermediar uma oferta feita pela OMS para ajudar a conter a crise da Covid-19 no País.
...de campo. A organização se dispôs a enviar ao Brasil uma equipe técnica para atuar com a pasta no desenvolvimento de políticas de combate à doença, como medidas de controle sanitário e até mesmo a definição de necessidade ou não de lockdown.
CLICK. O ministro João Roma, segundo à esquerda, esteve com o embaixador da Espanha Fernando García Casas: “Estreitar laços para o nosso desenvolvimento social”.
Bye... Acabou o prazo de validade de Filipe Martins no Palácio do Planalto. Jair Bolsonaro, sob pressão de senadores e de vários setores, decidiu tirá-lo de sua assessoria especial.
...bye. Martins é investigado pela Polícia Legislativa por ter feito gesto semelhante ao de extremistas em sessão do Senado.
Alô… André Mendonça continua bem na fita do STF, inclusive com o presidente Luiz Fux. A avaliação é de que o AGU, que fez defesa da abertura de igrejas e cultos, é sério e técnico.
…alô... Gilmar Mendes, em seu voto, porém, passou longe dos elogios: disse que André Mendonça teria chegado de uma viagem a Marte.
...marciano? A invertida não passou batida entre evangélicos. O deputado Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ) disse que “Gilmar estava em Júpiter”. Pastor, ele é crítico da decisão do STF de garantir a estados e municípios autonomia no combate à Covid.
Pronto, falei!
Esperamos com urgência a CPI da Pandemia para apurar os responsáveis pelo genocídio em curso no Brasil e por este atoleiro sanitário. Temos pressa!”
Randolfe Rodrigues, senador (Rede-AP)
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo