O surfe e suas lições para as empresas
Leitores do Jornal A Tribuna
O surfe é um dos esportes mais completos que existem. O terceiro na verdade. Em primeiro vem a natação e, em segundo, o remo. O esporte, porém, guarda particularidades que permitem fazer um paralelo com o mundo corporativo. Digo isso com propriedade, pois, orgulhosamente, sou surfista há 35 anos.
Minha conexão com o mar é única e já ditou minhas escolhas, inclusive profissionais. É uma paixão difícil de explicar. Me traz equilíbrio, permite expandir horizontes e ver o todo.
O surfista de alma não luta contra a onda. Ele aproveita a energia para caminhar sobre as águas de forma fluida e dinâmica. Uma onda nunca é igual a outra. E essa sensação que se renova a cada nova onda é única.
Quando falamos do surfe em ondas grandes, a conexão com o mundo corporativo é ainda maior. Grandes riscos; necessidade de planejamento e concentração; segurança em primeiro lugar; atenção a detalhes e ao ambiente: as mudanças da direção do swell, do vento, da maré, as correntes, o período entre séries. O oceano é vivo.
Assim também é o mercado, que pode mudar de um dia para o outro como vimos com a pandemia. Exercer um empreendimento privado no Brasil já é um grande risco em si. Para ser competitivo é preciso ter visão estratégica e holística, ser flexível e não resistente às mudanças. O mercado é vivo.
O documentário “É Capixaba”, que tem como cenário o nosso litoral, estreou no Fest Cine Saquá (RJ), revelando, entre outras curiosidades que valorizam as terras capixabas, que a maior onda do país foi registrada em Vila Velha.
O apoio da empresa onde atuo a este trabalho é genuíno, pois ela “nasceu” aqui há 37 anos. Somos orgulhosamente Capixabas.
A água do mar circula em nossos equipamentos, como o sangue em nossas veias. Em breve, inclusive, teremos a maior planta de dessalinização de água do mar do Brasil, instalada no Estado.
Também é pelo mar capixaba que chegam grande parte das nossas matérias-primas e pelos terminais de Barcaças Oceânicas e de Produtos Siderúrgicos, em Praia Mole, enviamos a maior parte dos nossos produtos aos clientes.
Há 21 anos somos parceiros do projeto Tamar no monitoramento das tartarugas que habitam o canal de retorno da água do mar da nossa Usina e onde buscamos exercer nossas atividades com responsabilidade e harmonia.
E por falar em Praia Mole, temos uma relação próxima e queremos cada vez mais fortalecer nosso engajamento com as comunidades locais por meio de ações que fortaleçam o senso de pertencimento e o desenvolvimento local integrado e sustentado e a preservação do oceano. Acredito muito na liderança pelo exemplo.
Enfim, as terras capixabas, surpreendendo e protagonizando grandes feitos. Como diria Yvon Chouinard, fundador da empresa Patagônia: “Se você não é parte da resposta, você é parte do problema”. Yvon fez o trabalho de sua vida ser parte da resposta. É o que eu também acredito e pratico.
JOÃO BOSCO R. SILVA é gerente geral de Sustentabilidade da ArcelorMittal Tubarão.
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