Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Cofre trancado

| 12/02/2021, 09:17 h | Atualizado em 12/02/2021, 09:21
Painel

Folha de São Paulo

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon

A opção por editar uma medida provisória para criar a nova versão do auxílio emergencial ganha força no Executivo e no Congresso, e não apenas porque garante sua entrada imediata em vigor. Ela também blindaria o governo do risco de emendas aumentarem seu valor.

A estratégia, defendida por aliados do Planalto, seria deixar que a MP vigorasse durante seus 120 dias de prazo constitucional, sem ser votada. É esse o período que o governo prevê para o novo auxílio.

Reprise
O plano repetiria o adotado para o pagamento das últimas parcelas de R$ 300 de auxílio. A medida provisória não foi pautada pelo então presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) para evitar aumento no valor. O governo quer R$ 200 para o novo benefício.

Tudo que vai…
Após ofensiva do presidente do DEM, ACM Neto, contra a indicação do deputado João Roma (Republicanos-BA) ao Ministério da Cidadania, a nomeação, que chegou a ter o aval de Jair Bolsonaro (sem partido), está em aberto. O ex-prefeito de Salvador avisou o Planalto que ficaria contrariado se o parlamentar fosse efetivado. Os dois são amigos e Neto quer marcar distância do governo.

…volta
O Planalto passou a ter receio de que o dirigente do DEM fizesse oposição a Bolsonaro – hoje, ele prega independência. Diante do imbróglio, são considerados os nomes do presidente do Republicanos, Marcos Pereira, e de Marcos Jorge", que foi secretário-executivo do Ministério da Indústria no governo Michel Temer.

Alívio
Ameaçado de expulsão pelo PSL, o deputado estadual paulista Frederico D'Avila diz que sair do partido será um “livramento”. “Pelo menos fico fora de um ambiente hostil”, diz. Apoiador de Jair Bolsonaro, ele é acusado de infidelidade partidária, uma vez que o presidente rompeu com a legenda.

Tchau, queridos
A expulsão dele e de outros bolsonaristas na Assembleia Legislativa e no Congresso é defendida pelo presidente do PSL-SP, Junior Bozzella. “Todos os delinquentes já deveriam ter sido expulsos”, diz.

Tapete vermelho
Na ala da legenda que segue apoiando Bolsonaro, o expurgo é interpretado como uma medida preparatória para a entrada do ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (RJ), que está de saída do DEM, na sigla.

Na geral
O ex-governador de SP Geraldo Alckmin tem se mantido em silêncio sobre a disputa interna no PSDB. “Tirei um período dedicado à medicina e ao magistério. Não tenho comentado, tenho observado”, diz ele, que poderá disputar o Bandeirantes em 2022, contra a vontade de João Doria.

Um brinde
Por estar trabalhando no Hospital das Clínicas, Alckmin, 68, já se vacinou. “A gente se sente superbem. A vacina é uma segurança enorme. Tanto que eu estava com amigos e falei ‘vamos na esquina comemorar tomando um cafezinho’”.

Chamado
Em almoço com parlamentares e dirigentes tucanos em Porto Alegre, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, sinalizou que está disposto a disputar a vaga de candidato do partido a presidente em 2022.

Suave
Em uma fala cheia de recados indiretos a seu rival paulista pela indicação, João Doria, ele reforçou a necessidade de haver diálogo político para que reformas sejam aprovadas. Participaram 21 parlamentares, de 9 estados.

Parcial
O governo federal lançou o aplicativo Titula Brasil, correspondente a programa de regularização fundiária que leva o mesmo nome. No entanto, o app inicialmente está disponível só para áreas de regularização, deixando os assentamentos de fora.

Calendário
O programa terceiriza aos municípios atribuições de regularização de áreas da União, como coleta de informações. O Incra diz que os assentamentos serão incluídos no aplicativo no segundo semestre e que hoje já existe um sistema para eles.

Na fonte
Presidente do grupo criado na Câmara para revisar a lei eleitoral, Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) diz que o colegiado, com 15 membros, fará visita à presidência do TSE para discutir o assunto. Ele quer concluir os trabalhos em 70 dias.

Tiroteio
“O Brasil precisa se livrar dos autoritarismos de todo tipo. O melhor nome do PSDB para ser candidato a presidente é Eduardo Leite”

De Luiz Felipe D'Avila, fundador do Centro de Liderança Pública e ex-coordenador do programa de governo de Geraldo Alckmin em 2018

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel