O tamanho do clitóris interfere no prazer da mulher?
Olá, pessoal, hoje eu vim esclarecer uma dúvida que vez ou outra surge no meu Instagram e nos cursos sobre sexualidade que dou virtualmente. Muita gente quer saber: afinal, o tamanho do clitóris está relacionado ao prazer que será sentido durante a relação sexual?
Bem, antes vou explicar um pouquinho sobre o que é o clitóris e a sua funcionalidade. Não sei se vocês sabem, mas este é o único órgão do corpo destinado exclusivamente ao prazer e, para isso, conta com um total de oito mil terminações nervosas, nada mais do que o dobro das terminações existentes no pênis masculino.
Nele, a parte com maior número de terminações é a glande, vulgarmente conhecida como a “cabeça” do pênis.
Assim como o pênis, o clitóris também é um órgão erétil, ou seja, pode responder a estímulos sexuais, táteis ou mentais, e tem mais, eles podem ocorrer de forma involuntária e durante o sono.
No momento da excitação, o clitóris se enche de sangue e incha. E à medida que as mulheres se aproximam do êxtase do prazer, o clitóris fica rígido.
Mas agora que vocês já sabem um pouquinho mais sobre esse órgão, vou responder a pergunta em questão: o clitóris interfere no prazer da mulher?
Bom, um estudo realizado pela Divisão de Uroginecologia e Reconstrução Pélvica do Hospital Bom Samaritano, de Cincinnati, nos EUA, onde foram verificadas as medidas dos clitóris das participantes e realizadas ressonâncias, concluiu que aquelas com uma glande de maior tamanho e situada mais próxima da entrada da vagina poderiam ter prazer com maior facilidade, sobretudo porque a fricção poderia ser mais acessível.
Então, gente, até que se prove o contrário, mulheres com o clitóris maior têm probabilidade de alcançar o prazer mais facilmente, mas isso não quer dizer que as mulheres com essa região menor não vão conseguir chegar lá! Vão também!
Uma curiosidade interessante é que, assim como acontece com os homens, após o orgasmo, a maioria das mulheres necessita de descanso.
O motivo é que sentem uma grande sensibilidade no clitóris após o orgasmo. Isso não quer dizer que não possam seguir desfrutando do prazer de uma penetração ou de carícias em outras partes do corpo, viu?
Mas há mulheres que podem seguir sem descanso ou com um tempo mínimo de parada. Cada uma é de um jeito, não tem bula! Interessante, não é?
Em meus treinamentos e cursos, sempre dou dicas importantes para apimentar a sua vida sexual. Me chama lá no insta @dra.lorenabaldotto_sexologa que terei o prazer de te explicar tudinho, te vejo lá!
LORENA BALDOTTO é ginecologista e sexóloga