Máscara de hidratação é arma contra estrias
Já consagradas para o uso facial, as máscaras agora também podem ser usadas na barriga para evitar as temidas estrias, muito comuns principalmente em mulheres grávidas.
A micropigmentadora e esteticista Vanessa Cabral explica que a máscara tem ativos hidratantes como aloe vera e própolis e pode ser usada durante a gravidez e após o parto.
Ela conta que, durante o tratamento, a gestante recebe uma leve esfoliação na barriga, para que os ativos contidos na máscara penetrem com mais facilidade na pele, e, logo após, a máscara é aplicada na região por 40 minutos.
Durante esse período, a grávida recebe drenagem. “O tratamento pode ser feito a partir do 3º mês de gravidez, sendo que a máscara funciona também como um gostoso e relaxante momento de autocuidado para as gestantes”, diz.
A dermatologista Alessandra de Melo afirma que, para evitar as estrias, a grávida deve beber bastante água, ou seja, se hidratar de dentro para fora, e usar cremes hidratantes indicados pelo dermatologista.
“Geralmente eles têm na composição ácido lático e ativos à base de complexo antielastase e devem ser usados várias vezes ao dia e após o banho com a pele ainda úmida para potencializar a hidratação”, destaca.
Se mesmo com os cuidados as estrias aparecerem, há tratamentos que podem ser feitos após liberação médica como o microagulhamento e o laser ultrapulsado.
“Eles basicamente fazem a pele entrar em processo de regeneração e aumentam a produção de colágeno, melhorando o aspecto de forma geral”, esclarece Alessandra, acrescentando que os procedimentos podem ser feitos juntos ou separadamente.
Outro tratamento que promete disfarçar as indesejáveis marquinhas na pele é a chamada camuflagem de estrias, capaz de melhorar em até 80% a aparência da cicatriz. O procedimento pode ser feito assim que a mulher deixa de amamentar.
Segundo Vanessa Cabral, ele é realizado com uma máquina rotativa batizada de Neon Pen. A numeração da agulha é escolhida de acordo com o tipo de estria e também é realizado um teste de similaridade para identificar o tom exato da pele e do pigmento a ser usado nas estrias.
O cuidado, salienta ela, é necessário para garantir mais naturalidade no resultado final.
“Prevenção e relaxamento”

Grávida de seis meses, a fotógrafa Julia Gabriela, 37, está ansiosa para o nascimento da primeira filha, Moana, mas nem por isso deixou de lado os cuidados com a beleza. Ela decidiu fazer sessões de máscara de hidratação para a barriga para prevenir o surgimento de estrias.
"Eu não tenho estrias, mas decidi fazer o tratamento para prevenir, principalmente nessa reta final da gravidez, que é quando acontece o crescimento maior da barriga”.
Ela conta que o tratamento inclui ainda massagem nas pernas para melhorar a circulação sanguínea, o que permite um momento gostoso de relaxamento.