Escolha do estilo de franja ajuda a valorizar os traços faciais
Redação jornal A Tribuna
Curta, média ou longa; reta, de lado ou partida ao meio; arrumada ou levemente bagunçada. Existem diversos modelos e comprimentos de franjas que se adaptam a todos os estilos e tipos de cabelo ou rosto. Basta descobrir qual o design que mais combina com você.
Ao decidir adotar uma franja, é importante escolher o estilo certo para favorecer os seus traços e evitar arrependimentos.
A hair stylist Ana Paula Leite explica que a franja pode realçar a beleza do rosto ou destacar traços que a pessoa não gosta. Para ela, a escolha errada do estilo é a principal causa do arrependimento após o corte.
“Por isso é importante fazer uma análise para definir o estilo que melhor combina com o rosto e com o tipo dos fios”, orienta. “Dependendo do modelo, a franja muda completamente o rosto.”
Ao fazer a mudança, é interessante também considerar retocar o corte de todo o cabelo e não apenas se limitar à estilização das mechas frontais.
A empresária e hair stylist Urssula Agnes considera as franjas superversáteis e reforça a recomendação para buscar um profissional que auxilie na escolha de um estilo que mais favoreça seu biotipo.
“Quando escolher a franja, peça a um profissional para fazer o corte, porque muitas vezes é necessária uma reconexão com o restante dos fios”, explica.
Os cuidados pós-corte também devem ser avaliados, já que, dependendo do tipo de cabelo e estilo adotado, pode ser necessário se dedicar à arrumação.
“Na rotina de quem tem franja, muitas vezes é necessário fazer uma estilização, como, por exemplo, usar o secador para alinhar os fios. Também pode ser que a franja precise de uma pomada para dar aquele toque final”, acrescenta.
Cuidados
A manicure Nathália Andrade, 26, é adepta da franja há anos e retoca constantemente o corte para manter os fios frontais mais curtos. “Sempre usei franja porque acho que realça o meu rosto. Às vezes deixo mais grandinha, mas prefiro que ela fique mais curta. No dia a dia, eu lavo e uso secador para manter sempre arrumada.”
Dicas para não errar no corte
Encontre seu estilo
- As franjas são versáteis e capazes de transformar completamente o visual, podendo ser de forma positiva ou negativa.
- Elas podem realçar a beleza ou então destacar detalhes que incomodam na própria aparência.
- Curta, média ou longa; reta, de lado ou partida ao meio; arrumada ou levemente bagunçada. Existem diferentes opções para todos os estilos e gostos.
- Ao fazer franja, considere cortar todo o cabelo para fazer a reconexão com o restante dos fios.
Evite arrependimento
- A escolha errada do estilo é uma das principais causas de arrependimento após cortar a franja.
- A decisão deve ser bem pensada antes de fazer o corte. Após o corte, resta apenas esperar o cabelo crescer novamente.
- Não adianta apenas ver um modelo, achar bonito e querer replicar em si porque nem sempre funciona da mesma forma para todas as pessoas.
- O que ficou bonito em uma pessoa pode não ficar bom em você.
- Um especialista pode ajudar a encontrar o design que melhor combina com o seu estilo.
- A decisão considera o formato do rosto, a rotina, a textura do fio e o estilo pessoal.
Rotina com a franja
- Dependendo do estilo de corte e dos fios, pode ser necessário adotar uma rotina de cuidados, como estilização com pomada e secador.
- Dependendo da altura que prefere usar, é necessário frequentar o salão para fazer os devidos retoques.
Fonte: Especialistas entrevistadas.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
AT em Família,por Redação jornal A Tribuna