Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

CLÁUDIO HUMBERTO

Coronavac é preterida na China e vira preocupação

| 02/01/2021, 08:36 h | Atualizado em 02/01/2021, 08:46
Cláudio Humberto

Cláudio Humberto


O governo da China aprovou a primeira vacina contra a Covid-19 de uso geral do país, e a escolha elevou a preocupação no Brasil. É que a China optou pelo imunizante produzido pelo laboratório estatal Sinopharm, que revelou ter 79,34% de eficácia nos estudos clínicos.

Aliada à demora na divulgação dos resultados, a opção pelo Sinopharm em vez do também chinês Sinovac, gerou a expectativa de que a eficácia da Coronavac seja ainda menor, para desespero do governador de São Paulo, João Doria.

Mau sinal

O governo de SP e o Butantan, que desenvolveu a Coronavac com o Sinovac, adiaram por duas vezes a divulgação da eficácia da vacina.

Primeiro alerta

Há uma semana, o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, soltou a primeira bomba. “Sabíamos que jamais atingiria 90%”, disse.

Conhecem de perto

O imunizante do Sinopharm já era usado de forma emergencial na China e se tornou a aposta do governo local para evitar nova onda de contágio.

Histórico deplorável

O Sinovac admitiu ter subornado autoridades para conseguir registros de vacinas na China. Aparentemente, dessa vez o assunto é mais sério.


"Preste atenção de onde vêm as ideias que você consome”
Chanceler Ernesto Araújo, no último texto do ano, expõe algumas propostas para 2021


Doria briga com idosos, deficientes, hospitais, etc.

Depois do desgaste da viagem a Miami, evitando o lockdown que ele próprio decretou em São Paulo, e depois de penalizar vários setores da economia, até mesmo hospitais, aumentando impostos neste início de ano, o governador João Doria (PSDB), agora compra briga com milhares de portadores de deficiência.

Acabou com o benefício fiscal do IPVA a que tinham direito na aquisição de automóveis. Muitos pensam em entrar na Justiça por considerarem “muito nebulosos” os critérios do impostaço.

Ataque aos idosos

Uma das perversidades tucanas foi extinguir a gratuidade no transporte público, na capital e no interior, prevista na Lei do Estatuto do Idoso.

Imposto ressuscitado

Em plena pandemia, João Doria decidiu também taxar em 18% produtos médicos que há 21 anos eram isentos de ICMS.

Pode isso?

O aumento cavalar do imposto ainda deverá provocar alta nos preços dos genéricos e nos medicamentos para tratar o câncer.

Devolução do alheio

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) notificou a Seguradora Líder, que chefiava o indecoroso cartório do DPVAT, a devolver ao caixa do seguro obrigatório R$2 bilhões e 257 milhões gastos em 2019 com despesas ilegais e mordomias. A turma enrola, enrola, e não devolve.

Quase uma alforria

Jorge Oliveira se despediu da Secretaria-Geral da Presidência com um post agradecendo ao presidente Bolsonaro e ao Senado pela indicação para o TCU. Ao fim, disse que a conta no Twitter será desativada.

Mistério em Brasília

Ninguém identificou ainda o piloto solitário que, nos últimos dias, tem efetuado piruetas em um aviãozinho sobre os palácios da Alvorada e do Planalto.

Às vezes, solta fumaça ao modo da Esquadrilha da Fumaça da FAB. Certamente é homenagem ao presidente Jair Bolsonaro.

Desarranjo mental

Tem muitos idiotas “lacrando” nas redes sociais. Um dos desarranjos mentais mais recentes é a que vê sinal de racismo em quem põe arroz branco sobre feijão, como “demonstração clara” de “supremacia” racial.

Não faltou dinheiro

O governo fechou 2020 com repasse de R$ 620,5 bilhões para combater a Covid-19. “O maior repasse de recursos da história do Brasil”, disse o deputado e ex-ministro Osmar Terra (MDB-RS) ao comentar os números.

Lugar de mulher

Três deputados querem dobrar a licença-maternidade para 240 dias. Os oligofrênicos não percebem que conspiram contra a empregabilidade das mulheres. Países nórdicos revogaram licenças longas também por serem machistas: afastam a mulher do trabalho para cuidar dos filhos em casa.

Descascou geral

A deputada estadual Janaina Paschoal (SP) fez um desabafo nas redes sociais no último dia de 2020. “Já descasquei todas as batatas”, disse. Felizmente a fala foi no sentido literal e era só o início de uma receita.

Outro nível

As listas de melhores investimentos criadas pelos economistas têm dólar e ouro no topo, com 28,9% e 24,4% de lucro em 2020, respectivamente. Enquanto isso, o Bitcoin subiu 295% em relação ao dólar e começou a atrair dinheiro institucional, incluindo fundos internacionais de pensão.

Pensando bem...

... 2021 começou ontem e já está melhor que 2020.


PODER SEM PUDOR


          Imagem ilustrativa da imagem Coronavac é preterida na China e vira preocupação
|  Foto: Arte: Enio
Reino da Carochinha

Quem viu a cena, em Brasília, anos atrás, poderia jurar que ao ser apresentado a Dom Felipe de Bourbon, príncipe de Astúrias, o então presidente da Câmara sussurrou para Sua Alteza: “Dom Severino Cavalcanti, rei de Astúcias...”


SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto, por Cláudio Humberto

ACESSAR Mais sobre o autor
Cláudio Humberto

Cláudio Humberto,por Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto